Torta de chocolate com massa de amêndoas

Essa torta de chocolate satisfaz qualquer chocólatra de plantão! E ainda é sem glúten, vegana e lowcarb.

É perfeita para aquele encontro de família, pra servir após o almoço ou mais tarde junto com o cafézinho!

Eu encontrei essa receita num blog que eu sigo, vou deixar o link lá embaixo se vocês quiserem ver… Adaptei algumas coisas e fui testando. Essa é a versão final, que eu fiquei satisfeita.

A massa é de farinha de amêndoas, fica levinha e crocante. Também vai farinha de coco e flocos de coco, que acentua um pouco mais o sabor de coco. Se você quiser pode substituir por mais farinha de amêndoas.

É uma massa bem versátil, você pode variar o recheio de várias maneiras. Dá pra fazer torta de maçã, torta de morango, de pessêgo, de coco, de brigadeiro…

Eu uso uma forma baixinha de fazer quiche, mas se você não tiver uma, use uma redonda de fundo removível ou um pirex mesmo, e então é só acrescentar o recheio depois de fria.

Combine os ingredientes da massa no processador, porque tem os flocos de coco, e eles precisam ficar bem integrados aos outros ingredientes.

A massa deve ficar um pouco úmida, como a massa que a gente faz com biscoitos triturados e manteiga, para que você possa moldar ela no fundo e laterais da forma. Se precisar adicione uma colher de sopa de água gelada. Distribua a massa na forma. Use o fundo de um copo e uma colher pra apertar a massa. Leve pra assar e quando estiver levemente dourada, retire do forno e deixe esfriar.

O recheio é uma ganache de leite de coco. Eu uso sempre, em cobertura e recheio de bolos, cobertura de cupcakes, etc… Se você quiser pode até por meia dose de cognac ou Amaretto (licor de amêndoas)que vai ficar melhor ainda!

Nem preciso falar da qualidade do chocolate né? Você não faz uma torta dessas todo dia, então use um bom chocolate pra derreter. Vale a pena!

Eu gosto do chocolate bem marcante, então eu misturo 150g de chocolate 55% cacau e 50g de um chocolate 75%. Mas se for servir para crianças também, é bom fazer só com o chocolate 55% cacau. Neste caso, não coloque a bebida alcóolica. Deixe pra quando só for servir para adultos.

Derreta o chocolate em banho maria ou no micro ondas por 1 minuto e meio, mexendo a cada 30 segundos. Adicione o leite de coco, o extrato de baunilha, o cognac ou o licor se for usar e mexa.

Distribua sobre a massa fria e leve pra gelar por 3 a 4 horas ou deixe na geladeira na noite anterior. Na hora de servir, coloque sobre o recheio, as amêndoas laminadas e os flocos de coco tostado. Também fica um contraste interessante polvilhar a torta com sal moído, coloque bem pouquinho, um grãozinho aqui, outro acolá antes das amêndoas. Pronto! Muito fácil não?

Fica uma sobremesa linda e deliciosa!

Ingredientes da massa:

  • 1 ¼ de xícara de chá de farinha de amêndoas
  • ½ xícara de chá de flocos de coco tostados
  • ¼ de xícara de farinha de coco
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco

Ingredientes do recheio:

  • 200 ml de leite de coco tradicional
  • 200 g de chocolate 55% cacau
  • 1 colher de café de extrato de baunilha
  • 1 colher de sopa de cognac ou Amaretto (opcional)
  • Amêndoas laminadas e flocos de coco tostados para decorar
  • sal moído (opcional)

Modo de fazer:

  1. No processador, misture as farinhas, os flocos de coco e o óleo de coco, se estiver muito seca vá colocando água gelada até perceber que a massa está moldável.
  2. Disponha a massa em uma forma de fundo removível de 22cm de diâmetro e leve pra assar até dourar (20/35min à 220ºC)
  3. Derreta o chocolate em banho maria ou no micro-ondas e misture o leite de coco, extrato de baunilha e o cognac ou licor se for usar.
  4. Coloque sobre a massa fria e leve pra gelar.
  5. Sirva com as amêndoas laminadas e flocos de coco tostados por cima da torta. O sal moído é opcional, coloque antes das amêndoas.

Rende 8 ou 10 fatias.

Chocolate Coconut Tart (with Video)

Importante: Compre ingredientes embalados e certificados de que são sem glúten. A farinha de amêndoas você encontra em sites especializados e não é difícil achar pela internet. A farinha de coco também já tem embalada pra vender. Depois de aberta é só guardar na geladeira que ela dura um tempão!

Publicado por Noeli Santos

Olá! Sou apaixonada por cozinha e desenvolvo receitas testadas e aprovadas sem ovo, sem gluten e sem leite!

Um comentário em “Torta de chocolate com massa de amêndoas

Deixe um comentário