Leite de aveia sem glúten

Fazer leite vegetal em casa é muito fácil! Eu já experimentei todos os de caixinha que tem no mercado… São sempre cheios de conservantes, espessantes e quase nada do ingrediente principal. Às vezes ainda contém muito açúcar!

Se você é vegano, ou tem alergia à proteína do leite ou só quer uma opção mais saudável, esta é uma ótima alternativa!

Eu também gosto muito do leite de amêndoas, mas minha filha tem alergia à castanhas, então faço mais o de aveia mesmo. Se você quiser experientar o leite de amêndoas, é só fazer da mesma maneira que o de aveia: deixa de molho a noite ( no caso das amêndoas é pra sair os fitatos que podem ser indigestos, a aveia fica de molho só pra soltar melhor o sabor), bate no liquidificador e coa!

Dá pra fazer leite de castanhas do Pará, de arroz ( eu acho que fica meio fraquinho…), leite de coco fica muito gostoso, leite de amendoim ( apesar de ser um dos maiores causadores de alergia, minha filha não tem , que bom!)

Enfim, tem muitas possibilidades! Mas o leite de aveia é o meu queridinho! Dá pra usar no preparo de muitas receitas: bolos, panquecas, mingaus, shakes ou só com chocolate, já fica ótimo!

A aveia é rica em nutrientes como: cálcio, ferro, zinco, magnésio, niacina e vitamina C! Além de baixar o colesterol ruim também ajuda a perder peso, já que se inserida numa alimentação saudável traz saciedade!

O leite dura uns 5 dias na geladeira, mas você vai usar tanto que não vai sobrar nada! Na verdade eu faço a cada dois dias!

Bata no liquidificador com banana e mel, ou com morangos, fica uma delícia!  Minha filha adora tomar antes de dormir, quentinho com mel e uma pitada de canela. Ela diz que ajuda a dormir!

E de manhã ela gosta batido com chocolate em pó, geladinho no verão e quentinho no inverno! Só não pode deixar ferver, senão talha. Nenhum leite vegetal pode ferver. Se for fazer chocolate quente, adicione uma colher de chá de amido de milho, pra ficar mais cremosinho.

Use pra fazer mingau também, é só juntar mais aveia em flocos, um pouquinho de amido de milho e chocolate picado! Tá pronto um mingau delicioso!

 E cada vez que for usar, tem que mexer, por não conter nunhum espessante, o ingrediente separa da água. Já li que se você coar várias vezes, ele para de separar, mas nunca testei isso, não  vejo problema em mexer antes de usar.

Rende 1 litro de leite! 

E o farelo que sobra dá pra usar em bolos! Desde que seja usado no mesmo dia. 


Informação Nutricional
Em cada 100g de aveia em flocos:

Resultado de imagem para aveia em flocos finos

Energia –
379kcal

Carboidrato total- 64,5g

Proteína- 15,6g

Gorduras- 8,6g

Fibras- 9,6g

Sódio- 4,6g


Fonte: TBCA- USP http://www.fcf.usp.br/tbca/

Ingredientes:


  • 1 xic de chá de aveia em flocos sem glúten
  • 3 xic de chá de àgua filtrada
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo:


Deixe 1 xic. de chá de aveia em flocos sem glúten de molho em 3 xic. de chá de água filtrada. Deixe na geladeira por  12 horas. Passe por uma peneira e enxague. Coloque no liquidificador com 5 xic. de chá de água. Bata e coe. Deixe na geladeira e depois retire a nata que fica por cima.

Está pronto pra usar! 


Eu uso um liquidificador que tem filtro, acho mais prático! Mas dá pra usar também um pano fininho pra coar, que você lava e deixa só pra essa finalidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s