Milkshake de chocolate

(sem leite, vegano, sem glúten)

Minha filha sempre pedia pra eu fazer um milk-shake pra ela, então resolvi fazer um completo! Ficou melhor que a encomenda!

O leite de aveia é muito saudável e versátil. Já deixei a receita aqui no blog, porque é base pra muitas receitas. Congele bananas cortadas em fatias e bata com o leite de aveia e mel! Fica uma delícia! Ou com morangos congelados! Também é muito bom!

O leite de coco congelado dá a cremosidade necessária para o shake ficar bem gostoso!

Se você não for alérgico à castanhas, pode usar leite de amêndoas, que também fica uma delícia. Congele o leite de amêndoas na forminha de gelo, em vez do leite de coco.

Congelo muitos ingredientes usando a forminha de gelo: leite de coco, suco de couve, suco de beterraba, suco de melancia. É só retirar a porção desejada e bater no liquificador com àgua, suco de laranja ou com o seu leite vegetal.

O chantily de leite de coco é delicioso! Nem parece ser de coco! Esse chantily acompanha super bem um brownie, um pedaço de torta de maçã e até no café expresso!

Eu estou usando a garrafa de fazer chantily… Tinha uma em casa, e não estávamos usando, já que há muito tempo não fazemos chantily tradicional. Então resolvi testar com o leite de coco. E funcionou muito bem. Basta misturar os ingredientes e colocar bem gelado na garrafa.

Mas já fiz na batedeira, e funciona também. Basta estar bem gelado, por isso é importante deixar no freezer por alguns minutos. Já pode deixar na tigelinha da batedeira mesmo.

Na garrafa de chantily, dá pra guardar por até 3 dias na geladeira. Já feito na batedeira, não dura tanto. Então use como cobertura de bolos ou no café como eu fiz!

Ainda vai sobrar um pouco da calda de chocolate… Se for fazer só um milk-shake, guarde o restante da calda na geladeira e quando for usar, aqueça no micro-ondas. Por isso use um recipiente pra derreter o chocolate que possa ir ao micro-ondas.

Quando for comprar o chocolate, leia os ingredientes com cuidado, pois muitos contém leite e glúten. Ainda assim, vai ter traços de leite, castanhas, soja… Pra não ter contaminação nenhuma, tem que comprar nas lojas especializadas.

Ingredientes:

Para o milkshake:

  • 250 ml de leite de aveia sem glúten bem gelado
  • 4 pedrinhas de leite de coco congelado em forminhas de gelo

Para a calda de chocolate:

  • 200g de chocolate meio amargo (sem leite e sem glúten) picado
  • 1/3 de xic. de chá de leite de aveia sem glúten.

Para o chantily:

  • 200 ml de leite de coco gelado e antes de bater, deixe no freezer por mais 30 minutos.
  • 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparar:

  1. Derreta o chocolate no micro-ondas, por 1 minuto e 30s, mexendo a cada 30s. Esquente o leite de aveia por 20s. Misture ao chocolate, mexendo até obter uma calda não muito grossa. Reserve.
  2. Retire o recipiente com o leite de coco do freezer, coloque na tigela da batedeira e bata por alguns minutos, em velocidade alta, acrescente o açúcar e a essência de baunilha e bata mais um pouco até montar o chantily. Reserve na geladeira.
  3. Coloque no copo do liquidificador ou mixer, o leite de aveia gelado, as pedrinhas de leite de coco congelado e 1/3 de xic. de chá da calda de chocolate. Bata bem!
  4. Decore um copo alto ou uma taça grande com a calda de chocolate, derramando a calda em fios nas bordas internas do copo.
  5. Coloque o milkshake no copo.
  6. Coloque o chantily à colheradas.
  7. Regue com mais calda, derramando em forma de fios.
  8. Sirva imediatamente.

Rende 1 copo de 300ml.

4 comentários em “Milkshake de chocolate

    1. Eu acho que não! Que pena! Antes de tentar com a garrafinha de fazer chantily, eu comprei uma dessas batedeiras basiquinhas, sabe a mais baratinha de todas? Acho que vale a pena! E depois vc pode usar pra bater aquafaba! Que tal?

      Curtido por 1 pessoa

  1. Eu não sei se ia usar muito a batedeira pq não sou muito de doces e bolos e meu processador tem uma “lamina” que parece um disco, pra função “aquafaba em neves” :)). Mas vou tentar com o Fouet que vem naquele mixer 3 em 1, sabe?! Nunca usei pra nada pq ele é muito rápido e muito forte, quem sabe dá certo! Daí eu te conto! 🙂 Obrigada!! ❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s