Biscoitos recheados

Biscoito ou bolacha? Esse dilema é antigo..

Não que importe tanto assim, mas a diferença nos termos está basicamente no modo de preparo. Enquanto a bolacha é sempre seca, o biscoito pode ser seco ou mais úmido. Outra diferença é que a bolacha é sempre achatada. Ambos são feitos de farinhas de cereais, açúcar, gorduras ou leveduras.

A palavra biscoito tem origem francesa (bis coctus) e significa cozido duas vezes . Dessa maneira obtinha-se uma massa bem seca que conserva-se por muito mais tempo.

Foram os gregos que misturaram mel, leite e canela à receita do pão egípcio, criando assim uma das receitas mais apreciadas da antiguidade, pois o delicioso “pão” doce podia ser levado nas longas viagens que não estragariam. Os romanos contribuíram com a construção de fornos melhores e os biscoitos ficaram ainda mais crocantes.

A industrialização do biscoito começou na Europa em meados do século XVII, particularmente na Inglaterra, onde foi adicionado essências, chocolate ou chás à receita, e logo tornou-se sucesso de vendas.

O biscoito recheado é uma criação mais recente da indústria americana, onde dois biscoitos são unidos por um recheio doce, geralmente feito de açúcar e gordura vegetal.

E já sabemos que quanto mais processado um produto é, menos saudável ele fica. E assim aconteceu com os históricos biscoitos que já salvaram tantos esfomeados durante séculos e hoje carregam a fama de vilões da alimentação saudável.

Sem dúvida, com tanto açúcar, gorduras duvidosas, essências exacerbadas, sabor artificial, corantes e conservantes… Não tem como ser um inocente biscoito.

Mas isso é culpa da indústria, que para baratear o produto, usa os piores ingredientes na composição dos alimentos.

Com excessão de uma marca ítalo/germânica, que faz deliciosos produtos sem glúten, mas com um preço indigesto, quase todos os biscoitos do mercado são intragáveis.

Já os biscoitos caseiros, podem ser muito saudáveis e gostosos, como os biscoitos desse post! Mesmo contendo açúcar na receita, eles são bem integrais. O açúcar é o mascavo, que contém minerais, a aveia é a laminada, rica em fibras. A gordura é a de côco, que contém Ácidos Graxos de Cadeia Média, que apesar de ser uma gordura saturada, é de fácil metabolização pelo organismo. O recheio é feito somente de chocolate 50% e leite vegetal.

Então é possível sim comer um biscoito muito gostoso com qualidade nutricional.

Ficam crocantes, com sabor de chocolate de verdade e com um recheio perfeito!

Eu gosto de usar a aveia laminada, que depois passo pelo processador, pois assim ficam pedacinhos de aveia na massa. Mas se você preferir, pode usar farinha de aveia bem fina.

Na massa do biscoito pode ser usado qualquer leite vegetal, mas no recheio tem que ser um leite vegetal mais rico em gordura, como o leite de amêndoas ou o leite de côco integral, senão o recheio fica seco.

Nesta receita eu usei um pouco de farinha de amêndoas, eles ficam crocantes na medida certa. Eu também já fiz só com farinha de aveia, ficam mais duros, mas ainda ficam gostosos. Neste caso, troque a farinha de amêndoas por farinha de aveia na mesma proporção e adicione mais 1 colher de óleo de côco à massa.

Com a massa pronta, faça bolinhas e achate-as na altura de 2 mm direto na assadeira untada, use um cortador para deixar todos do mesmo tamanho. Não esqueça de deixar um espaço de pelo menos 2 cm entre os biscoitos. Se for fazer os biscoitos com recorte na parte de cima, faça metade sem recorte e metade com recorte, a estrelinha pode juntar-se a massa ou ser assada. Ficam bonitinhas!

Depois de assados e frios, prepare o recheio . Junte um biscoito inteiro e um com recorte com uma porção de 1 colher de chá do recheio. Quando todos estiverem recheados, guarde-os em um pote ou vidro com tampa.

Essa receita rende 24 deliciosos biscoitos recheados. Eu fiz o biscoitinho de cima com recorte de estrelinha usando um cortador de biscoito pequeno, ficam bem bonitos!

Te garanto que vai fazer sucesso!

Ingredientes da massa:

  • 70g de farinha de amêndoas
  • 140g de farinha de aveia (passe a aveia laminada pelo processador para obter uma farinha mais integral)
  • 1 pitada de sal
  • 1/4 de colher de chá de fermento químico
  • 70g de açúcar mascavo ou açúcar de côco
  • 30g de chocolate em pó
  • 2 colheres de sopa de óleo de côco derretido
  • 4 colheres de sopa de leite vegetal ( amêndoas, aveia ou arroz)

Ingredientes do recheio:

  • 200g de chocolate 50% cacau picado ou em pastilhas
  • 2 colheres de sopa de leite de amêndoas ou leite de côco integral

Modo de preparo da massa:

  1. Misture todos os ingredientes secos.
  2. Adicione o óleo de côco e misture bem formando uma farofa.
  3. Adicione o leite vegetal e misture bem.
  4. Faça bolinhas e na assadeira untada com óleo de côco, achate-as na espessura de 2 mm. Deixe um espaço de 2 cm entre os biscoitos.
  5. Use um cortador de biscoitos de 4 cm de diâmetro para deixar todos os biscoitos iguais. Remova as retalhos e volte-os à massa para serem usados novamente. Continue o processo até acabar com a massa. Vai ser preciso usar 2 assadeiras de 30/40cm.
  6. Use um cortador de 1,5 cm de diâmetro para fazer o recorte do biscoito de cima (opcional) Faça o recorte em metade da quantidade de biscoitos. Se você conseguiu fazer 20 biscoitos, faça o recorte em 10.
  7. Asse à 180ºC por mais ou menos 10 minutos. Não deixe eles corarem demais, senão ficam amargos. Eles saem do forno ainda macios e quando esfriarem ficam crocantes.
  8. Deixe esfriar numa grade.
  9. Una 2 biscoitos com uma colher de chá de recheio.

Modo de preparo do recheio:

  1. Derreta o chocolate no microondas por 30 segundos. Mexa e repita até derreter bem.
  2. Adicione o leite de côco ou de amêndoas ( em temperatura ambiente) e misture até adquirir uma conscistência firme.
  3. Está pronto para rechear os biscoitos.

Rende 24 biscoitos recheados.

Quer saber mais sobre a história dos biscoitos? Veja aqui: https://www5.pucsp.br/maturidades/sabor_saber/biscoito_bolacha.html

Publicado por Noeli Santos

Olá! Sou apaixonada por cozinha e desenvolvo receitas testadas e aprovadas sem ovo, leite, glúten e soja!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: