Nuggets de frango

Sabe quando bate aquela vontade de comer nuggets? Mas aí você lembra do quanto é ruim para a saúde e desiste.

Esses nuggets além de saudáveis e nutritivos, são livres de glúten e clara de ovo.

Eles ficam muito saborosos e nutritivos, pois acrescento cenoura, brócoli e gergelim. O gergelim dá um toque especial e é rico em cálcio, assim ajuda ainda mais quem não pode tomar leite e derivados! Aliás, o cálcio é encontrado em diversas fontes vegetais: o próprio brócoli, feijão branco, chia, couve, espinafre, linhaça, grão de bico, tangerina, laranja, algas…

 Com esses nuggets não tem erro! A criançada adora! Toda vez que vem uma coleguinha da Gabi, eu faço! Coloco algumas batatas pra assar e está pronto um almocinho bem gostoso!

Diferente dos nuggets industrializados que só tem pele e sobras de frango, esse tem muita carne, do peito do frango. Compro o peito inteiro, sem a pele e corto em pedaços, depois coloco tudo no processador. Se você não tem um processador, pede para o açougueiro moer . Mas é interessante investir num processador, você vai usar muito! Não precisa ser de Super Chef, um simplesinho já dá conta do trabalho. 

Ah! Não jogue fora a carcaça do frango! Coloque num saco plástico e congele. Use pra fazer caldo: é só cozinhar na pressão com uns 2 pezinhos de frango, cenoura, tomate, cebola, salsão, sal, páprica e completar com água. Cozinhe por 1 hora e 30m. Depois de frio coe tudo numa peneira e congele para usar em sopas e rizotos! Eu congelo nas caixinhas de suco tetra pack! Fica fácil pra guardar no freezer e pra descongelar também.

A cenoura é usada crua, depois de descascada, rale no ralador de legumes e de uma picada em tudo, pra ficar bem pequenininha. Eu gosto de um ralador que deixa em forma de fios, aqueles pra fazer espaguete de abobrinha… Depois corto com a faca bem pequenos. O brócoli tem que dar uma leve fervura, deixe  al dente, e depois corte em pedacinhos também.

Eu só passo os nuggets na farinha de arroz, acho que já fica bom, mas dá pra fazer ou comprar farinha de pão sem glúten, aí é só passar no azeite e depois pela farinha, vai fazer uma crostinha crocante. 

Não precisa fazer fritura de imersão, só uma frigideira untada já basta! Eu não tenho fritadeira sem óleo, então não sei como fica. Se você fizer na fritadeira me diz como ficou! Eu não aconselho a fazer no forno, como não tem gordura, pode ficar muito seco! 

Depois de fazer todos, congele separadamente e depois mantenha num saco fechado no freezer. Quando for usar, retire uns 30 minutos antes de preparar.

É sempre bom ter no freezer, pra quando você não tem idéia do que fazer para a criançada! A família inteira vai adorar!

Ingredientes:

  • 1 peito de frango sem pele, moído
  • 1 xic de chá de brócoli cozido e picado
  • 1/2 xic de chá de cenoura crua ralada e picada
  • 2 colheres de sopa de gergelim branco
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de chá de páprica picante
  • 2 colheres de azeite para untar as mãos
  • 1/2 xicara de chá de farinha de arroz para empanar.

Modo de fazer:


  1. Numa tigela ou bol, coloque o peito moído, a cenoura, o brócoli, o gergelim, o sal, a páprica e misture.
  2. Com pequenas porções modele os nuggets com a ajuda do azeite nas mãos, passe pela farinha de arroz e vá colocando numa assadeira forrada com plástico.
  3. Depois de modelar tudo, congele. Rende mais ou menos 15 nuggets, dependendo do tamanho do peito.
  4. Na hora de preparar descongele e frite numa frigideira só untada com óleo, em fogo baixo. Deixe dourar de um lado e vire.
  5. Sirva acompanhado de salada  e batatas assadas.

2 comentários em “Nuggets de frango

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s