Cupcakes de cenoura

Sem ovo, sem lácteos, sem glúten

Todo mundo sabe fazer um bolo de cenoura com cobertura de chocolate não é? É um clássico da confeitaria brasileira! E é uma delícia! Lembro a primeira vez que eu comi… Não foi na minha casa, foi na casa de uma tia. Ela fez numa assadeira retangular, a cobertura era de chocolate em pó e tinha flocos de coco ralado por cima! Me apaixonei! Comi quase a assadeira toda! Apartir desse dia minha mãe começou a fazer.

E é por causa dessa doce lembrança que fico muito feliz de poder fazer pra minha filha esse bolo que tem sabor de infância. Só que sem glúten, sem ovos e sem leite, por conta das restrições alimentares que ela tem.

Confesso que não foi fácil chegar nessa receita deliciosa, que não deve nada ao bolo tradicional. Foram várias tentativas! Às vezes não crescia, às vezes ficava borrachudo, outras vezes com textura de pudim… Até que consegui chegar na mistura e proporção certas. Ficou ótimo! Levinho, macio, saboroso!

Usei coco seco ralado na massa, que deixou ela mais aerada e não interferiu no sabor. Numa outra vez, usei farinha de coco, mas a que eu tinha era a escura, então a massa ficou meio laranja. Pode usar farinha de coco desde que seja a clara.

Outra coisa que aprendi fazendo bolo de cenoura é a importância do óleo na receita. Se você não colocar, não dá certo! O óleo quando batido com a cenoura e a água faz uma emulsão, fica aquele amarelo bonito. Sem o óleo, fica um alaranjado estranho!

Nessa receita também usei 1 colherinha de bicarbonato de sódio, que ajudou a massa crescer e não ficar borrachuda.

Eu sempre deixo as minhas receitas com medidas em xícaras de chá. Estou deixando também as medidas em gramas, o que é muito importante na confeitaria, pois faz diferença. Você pode usar as medidas em xícaras sem problema nenhum, desde que você use a medida padrão, pois a minha xícara pode ter um tamanho diferente da sua. Então é bom ter os medidores certinhos.

Você encontra em lojas de utilidades domésticas . As colheres medidas também devem ser padrão. É baratinho e suas receitas vão sair certinhas! Agora se você gosta de fazer bolos e doces, é legal comprar uma balancinha digital para alimentos, que também não é caro.

Qualquer dia eu faço um post só sobre utensílios. Não precisa de muitos, mas alguns fazem muita diferença no resultado final.

Ainda não testei fazer essa receita em forma de bolo grande, não sei como vai ficar. Gosto de fazer em forminhas porque é prático pra mandar no lanche da escola e também fica menos tempo no forno: 30 minutinhos só!

Eu usei forminhas de papel, mas pode fazer nas forminhas de silicone também, que são muito práticas. Se for fazer nas forminhas de alumínio, é só untar, não precisa enfarinhar, porque não gruda.

Na hora de por a massa nas forminhas, deixe 1 centímetro abaixo da borda. A massa não cresce demais. Nas minhas forminhas, rendeu 12 bolinhos.

A cobertura eu fiz como uma ganache. Derreti 150g de chocolate 55% cacau e misturei com 1/4 de leite de coco, desses de tomar, não o de garrafinha.

Ficou bem durinha depois de frio, se quiser mais molinha é só por mais leite de coco.

O leite de coco é o único leite vegetal que eu compro de caixinha. Porque não tem muitos espessantes e adição de açúcar. É prático ter uma caixinha na geladeira para uso culinário.

Então vamos à receita!

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de cenoura crua cortada em fatias ( 120g)
  • 1/3 xícara de chá de óleo vegetal
  • 1 xícara de chá de água
  • 2/3 de xícara de chá de açúcar branco (130g)
  • 1/3 de xícara de chá de polvilho doce (45g)
  • 2/3 de xícara de chá de farinha de arroz (120g)
  • 1/3 de xícara de chá de coco seco ralado (25g)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó (15g)
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio
  • 150g de chocolate 55% cacau e 1/4 de xícara de chá de leite de coco para a cobertura.

Modo de preparo:

  1. Preaqueça o forno à 220ºC
  2. Prepare as forminhas
  3. Coloque no liquidificador a cenoura e a água e bata.
  4. Junte o óleo e bata mais um pouco.
  5. Coloque os outros ingredientes, menos os da cobertura. Bata bem.
  6. Despeje nas forminhas e asse por 30 minutos.
  7. Retire do forno e espere esfriar.
  8. Derreta o chocolate no microondas por 1 minuto e meio, mexendo a cada 30 segundos. Misture com o leite de coco e coloque sobre os bolinhos.

Rende 12 bolinhos deliciosos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s