Salada de brócolis e beterraba com molho de tahine e mix de sementes

Para aproveitar a colheita da horta, fiz esta salada linda e colorida!

Usei brócolis Português porque já estava bom de colher e as beterrabas colhi ainda novinhas. A vantagem de ter uma horta é que você pode comer até as folhas dos brócolis e da beterraba. Aliás, os talos da beterraba refogados ficam uma delícia.

Mas se você comprar bem frescos também vai ficar muito bom.

A primeira coisa que chama a atenção nessa salada são as cores vibrantes dos vegetais e do molho. Primeiro a gente come com os olhos, não é?

Depois, quando a salada vai para o prato, o aroma amantegado e rico das sementes despertam o olfato.

E então, a mistura de texturas e sabores: adocicado, crocante, macio, tostado, amantegado…Fazem uma festa na boca!

Ingredientes simples transformados num prato delicioso!

Já ficou salivando? Então vamos lá!

As beterrabas ficam melhores assadas, pois concentram melhor o sabor, a cor se intensifica e não perdem vitaminas como no cozimento. Asse-as no dia anterior, e guarde-as na geladeira, assim quando forem para o prato de salada, estarão geladinhas.

Os brócolis podem ser cozidos no vapor rapidamente, para não perderem a cor e a crocância. A variedade Ninja também fica ótima na salada.

O molho de tahine (pasta de gergelim) é um espetáculo à parte! Aromático, saboroso e com esse amarelo maravilhoso da cúrcuma. E ainda é muito nutritivo, pois a cúrcuma, tem propriedades anti inflamatórias e anti oxidantes. Na Índia é usada há muitos anos e é a responsável pelo amarelo do Curry. ( Se quiser saber mais sobre esse condimento mágico, acesse aqui: https://www.tuasaude.com/curcuma/ )*

Misture tahine, cúrcuma em pó, sal, pimenta do reino moída na hora, suco de limão e água. Esse molhinho você pode fazer e guardar num vidro com tampa, na geladeira, e usar em outras saladas. Pode guardar até 4 dias seguramente. Mas tenho certeza de que não vai durar tanto, porque você vai acabar com ele bem antes! Rsrs.

Ainda acrescentei um mix de sementes que confere mais sabor, crocância e um aroma delicioso. Prepare antes também e guarde em um vidro com tampa.

Você pode colocar em todas as suas saladas e assim vai sempre ingerir nutrientes importantes para a saúde, como o ômega 3 presente na semente de linhaça. Na semente de abóbora você encontra também ômega-3, além de fibras, antioxidantes e minerais como o ferro e o magnésio. A semente de girassol, é rica em gorduras saudáveis, proteínas, fibras e antioxidantes. As  sementes de gergelim são ricas em antioxidantes, lignanos, vitamina E e outros micronutrientes que garantem diversas propriedades para a saúde.

Coloque as sementes para tostar levemente, na frigideira . Comece com as sementes de abóbora e girassol. Depois acrescente a linhaça e o gergelim. O importante é sempre mexer ou saltear a frigideira até que as sementes estejam coradas, mas sem queimar.

Comer salada assim é fácil demais! Experimente!

Ingredientes:

  • 8 beterrabas pequenas ou 4 médias.
  • 1/2 maço de brócolis Português ou Ninja.

Para o molho:

  • 1 colher de sopa de tahine (pasta de gergelim)
  • 1 colher de chá de cúrcuma em pó
  • suco de 1 limão (qualquer um serve)
  • 2 colheres de sopa de água
  • sal e pimenta do reino à gosto

Para o mix de sementes:

  • 1/4 de xícara de chá de sementes de abóbora
  • 1/4 de xícara de chá de sementes de girassol
  • 1 colher de sopa de sementes de linhaça dourada
  • 1 colher de sopa de sementes de gergelim branco

Modo de preparo:

  1. Corte as beterrabas ao meio e asse-as embrulhadas em papel alumínio por 30 à 40 minutos ou até que estejam macias. Deixe esfriar, retire a pele, corte-as ao meio novamente e guarde-as na geladeira até o momento de usar.
  2. Cozinhe os brócolis no vapor rapidamente. Espere esfriar e deixe-os na geladeira.
  3. Prepare o mix de sementes: Na frigideira, coloque as sementes de abóbora e girassol, mexa sempre. Quando estiverem coradas e tostadas, acrescente as sementes de linhaça e gergelim. Espere esfriar e guarde-as num vidro com tampa.
  4. Prepare o molho: Junte tos os ingredientes e guarde-o num vidro ou molheira na geladeira.
  5. Monte a salada: Num prato coloque os brócolis, as beterrabas e regue com o molho de tahine** e distribua o mix de sementes por cima.

Serve 4 porções

* Compre a cúrcuma em lojas confiáveis e de preferência já embalado, pois à granel pode ter contaminação cruzada com o glúten. Também pode estar contaminado com metais pesados. Mas como não é um ingrediente caro, dá pra comprar de potinho. E rende muito! Experimente assar legumes no azeite e no final polvilhar a cúrcuma.

P.S.: A cúrcuma não deve ser cozida em altas temperaturas, senão perde seus efeitos nutricionais.

**O tahine também é usado para fazer o homus, aquela pastinha árabe de grão de bico. Se quiser ver a receita, tem aqui no blog, junto com o post de kibe assado: https://alergiazero.blog/2020/02/16/kibe-assado/

Publicado por Noeli Santos

Olá! Sou apaixonada por cozinha e desenvolvo receitas testadas e aprovadas sem ovo, leite, glúten e soja!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: