
Abusou na comilança de final de ano? Tudo bem! Não tem problema…Uma vez ou outra não vai te prejudicar, o importante é manter o equilíbrio durante o ano.
Mas se você já quiser começar o ano com uma dieta lowcarb, aqui está uma receita de pão deliciosa e com ingredientes de baixo índice glicêmico. E ainda muito fácil de se fazer.
Com ingredientes de baixo carboidratos, exceto pelo mel ou demerara que é necessário para alimentar o fermento, todas as farinhas são oleaginosas.
Esse pão fica parecendo aquele pão rústico alemão (kräuter brot) no sabor, lembra um pouco cevada. A textura é macia e um pouco úmida.
Fica muito bom para fazer sanduíches. Eu gosto de fatiar o pão depois de frio e congelar as fatias, assim eu tenho sempre a mão uma refeição rápida e deliciosa. Basta tirar do congelador 2 fatias do pão e tostar levemente na torradeira ou numa frigideira, e colocar fatias de frios, creamcheese e salada, e você tem um almoço lowcarb. Se você gosta de abacate, experimente colocar fatias no seu sanduíche.
Nem preciso dizer que fica muito bom só com uma manteiguinha né? Se você tem alergia à lácteos, experimente a manteiga de côco, é muito gostosa!
Além de ser um pão muito nutritivo, ele te causa saciedade, pois é rico em fibras, e assim colabora com a sua dieta.
Se você é do time que não consegue ficar sem o pãozinho de cada dia e está fazendo dieta lowcarb, então essa receita é pra você!
Mas lembre-se: Essa receita é baixa em carboidratos, não em calorias! É ideal se você faz dieta lowcarb e sente vontade de comer pão. E não se esqueça de fazer exercícios! Esse pão te ajuda, mas não faz milagre sozinho!
Então vamos fazer pão?
Ingredientes:
- 120g de farinha de amêndoas
- 65g de farinha de côco
- 35g de farinha de chia
- 25g de psillium
- 30g de farinha de linhaça
- 1 colher de sopa de mel ou açúcar demerara
- 1/4 de colher de chá de sal
- 1 colher de chá de fernmento químico
- 10g de fermento biológico seco
- 400ml de água morna
- 20ml de azeite de oliva
Modo de preparo:
- Prepare o fermento: Num recipiente de vidro coloque o fermento biológico e 100ml de água morna e o mel ou o açúcar. Mexa bem. Tampe com filme plástico e reserve até dobrar de volume.
- Misture todos os ingredientes secos.
- Adicione o fermento biológico já preparado, o azeite e o restante da água aos poucos.
- Mexa até conseguir uma massa pegajosa, mas maleável. Não deve ficar dura, adicione mais água se necessário.
- Modele o pão e coloque na forma untada e enfarinhada com farinha de côco ou de linhaça.
- Alise a superfície do pão com os dedos molhados em água.
- Cubra com um saco plástico e reserve em local aquecido. Pode ser numa bolsa térmica ou dentro do micro-ondas com uma bolsinha de gel aquecida ou ainda numa caixa de isopor com a bolsinha de gel.
- Pré-aqueça o forno à 180ºC.
- Quando a massa estiver um pouco mais crescida, cerca de 2 horas depois (ela não cresce muito, pois não tem rede de glúten), coloque no forno e asse por mais ou menos 1h e 30 minutos. Quando a casquinha já estiver mais dura e bem corada está pronto.
- Retire do forno e deixe esfriar.
- Quando conseguir segurar a assadeira, retire o pão e deixe esfriar completamente sobre uma grade.
- Corte em fatias e congele-as separadas por um plástico.