Nutela caseira

Fazer nutela em casa não tem segredo. São poucos ingredientes: avelãs, chocolate e cacau.

O brasileiro idolatra a Nutella, já é sabido, talvez mais do que o próprio italiano criador dessa delícia!

O que as pessoas não sabem sobre a Nutella industrializada é que a quantidade de avelãs usada na fabricação do creme é menos de 1/3 do pote. Só de açúcar é 1/3, 1/3 é óleo de palma, e o outro 1/3 é dividido em avelãs, cacau, leite, aromatizantes, emulsificantes, etc…

(Ingredientes em um pote de Nutella: Açúcar, óleo vegetal (palma), avelãs (13%), cacau em pó parcialmente desengordurado (7,4%), leite desnatado em pó (6,6%), soro de leite em pó, emulsificante lecitinas, aromatizante. Constituintes do leite: 8,8%. ALÉRGICOS: CONTÉM AVELÃS, LEITE E DERIVADOS, DERIVADOS DE SOJA). Fonte: https://www.ferrero.com.br/nutella

Aí você vai me dizer que a Nutella industrializada é muito mais cremosa e muito mais barata! É óbvio: contém uma quantidade mínima de avelãs e uma quantidade absurda de óleo de palma. Além de ser muito mais barato que a avelã, o oléo de palma confere cremosidade ao produto: legal para a indústria, ruim para a sua saúde!

O óleo de palma, conhecido por azeite de dendê, também tem suas propriedades benéficas. Este óleo é uma excelente fonte de vitamina E e de substâncias antioxidantes como os tocoferóis e os tocotrienóis. Também é rico em betacaroteno, uma importante fonte de vitamina A.

O problema é a gordura saturada presente nesse óleo, e a indústria faz uso abusivo dessa matéria prima. Não vou nem falar do desastre ambiental que o cultivo de palmeiras causa. Se quiser saber mais, pesquise sobre as florestas de Bornéu e Sumatra.

Muitos estudos mostram que as gorduras saturadas podem aumentar o colesterol ruim (LDL) e a quantidade de triglicerídeos, que são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas.

A avelã é rica em vitaminas ( E, B1, B2, B3, B6) e  minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo e manganês.

Outra das propriedades da avelã, são os flavonoides em sua composição, que são capazes de melhorar a circulação e favorecer a saúde do seu cérebro.

Este fruto seco contém gorduras saudáveis que podem ajudar a proteger a saúde do coração, uma vez que suas gorduras são poli-insaturadas e monoinsaturadas, mais saudáveis em comparação com as gorduras saturadas.

A avelã é uma boa fonte de ácido oleico, que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim, e pode elevar os níveis de colesterol bom. 

Fonte: https://melhorcomsaude.com.br/grandes-propriedades-avela/

Sem dúvida nenhuma, fazer nutela em casa é muito mais saudável.

Você vai precisar de um processador e só!

Eu usei chocolate vegano 33% cacau. Então acrescentei 1 colher de sopa de cacau em pó para dar uma corzinha. Se você for usar um chocolate meio amargo, não precisa por o cacau mas é bom acrescentar 1 colher de sopa de óleo de coco, para não ficar com a consistência muito dura.

Como estamos falando de gorduras, escolha um bom chocolate que não tenha gordura de palma na composição, senão você vais estar trocando gato por lebre!

Enquanto processa as avelãs, derreta o chocolate no microondas. Assim que as avelãs ficarem como uma farofa úmida, acrescente o chocolate. Bata mais um pouco e acrescente o cacau. Bata mais até atingir uma conscistência cremosa.

Essa receita rende um pote de 240ml.

Ingredientes:

  • 100g de avelãs
  • 150g de chocolate 33% cacau
  • 1 colher de sopa de cacau em pó

Modo de fazer:

  1. Coloque as avelãs numa frigideira e leve ao fogo baixo para dar uma leve tostada. Isso ajuda a liberar o óleo da castanha. Mexa de vez em quando para não queimar.
  2. Retire do fogo. Umedeça um pano de prato e coloque as avelãs no meio. Esfregue para retirar a casquinha. Não sai tudo, mas a grande parte se solta.
  3. Coloque as avelãs no processador e ligue. De vez em quando pare para raspar as laterais com uma espátula. Este processo leva uns 10 minutos. Primeiro vira uma farofa. Depois vai ficando mais úmida.
  4. Derreta o chocolate no microondas por 1 minuto , mexendo a cada 30 segundos.
  5. Acrescente o chocolate às avelãs e bata mais um pouco. Adicione o cacau em pó e bata até ficar cremoso.
  6. Coloque em um vidro com tampa. ( Devem ser esterelizados em água fervente antes de usar)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s