
Você sabe a diferença entre um múffin e um cupcake? Os dois são bolinhos deliciosos, mas com algumas diferenças: O múffin é mais úmido e todos os ingredientes são aglutinados numa única massa; e geralmente não levam cobertura. São ótimos para o café da manhã e para a hora do lanche. Outra caracteristica é que não são muito doces, pois levam menos açúcar.
Já os cupcakes são bolinhos mais elaborados, a massa é como a de um bolo convencional e recebe recheio e cobertura. São mais festivos, servidos em festas e aniversários! Estes levam mais açúcar na massa. Somando com a cobertura acabam sendo mais calóricos.
Eu adoro os dois! Mas nada impede que a gente coloque um glacê no múffin e ele se transforme na Cinderella do baile!
Hoje, a receita é de um múffin bem simplesinho de fazer mas muito gostoso! Múffin de banana!
Esses bolinhos são ótimos pra mandar na lancheira! É uma fonte de carboidrato saudável e nutritivo! Você só precisa por uma fruta e um suquinho e a lancheira está pronta.
Eles são tão fáceis e rápidos de fazer que não tem desculpa! Pode preparar os bolinhos na noite anterior. No outro dia é só por na lancheira.
Não precisa de batedeira ou de ficar separando clara da gema, e bate um primeiro e outro depois…Nada disso! É só misturar tudo e por no forno em forminhas individuais que vai ficar mais prático ainda.
A banana nanica é a fruta mais versátil que existe! E se for pensar além, a mais perfeita da natureza: vem numa embalagem protetora e ainda em porções individuais! Não é demais isso?!
Sou fã dessa fruta! Não falta aqui em casa! Vai na vitamina, no shake, em bolos, em panquecas, amassadas com aveia e mel e até em sorvetes, os deliciosos Nicecream! Logo vou deixar uma receita deliciosa e super fácil desse sorvete! É a fruta curinga!
Faz a parceria perfeita com o leite de aveia nas preparações! Sem falar em todos os benefícios nutricionais dessa fruta!
Mando sempre na lancheira: desenho uma carinha de Mínion nela e o lanche fica mais divertido!
E esses bolinhos na lancheira são ótimos! Até a professora favorita ganha um!
O sabor de banana e canela é um clássico! E ainda vai aveia em flocos na massa: energia e disposição na medida certa para um ótimo desempenho escolar!
Então vamos lá!
Segue a receita!

Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de forno: 40 à 50 minutos
Rendimento: 12 à 15 bolinhos
Ingredientes:
- 3 bananas nanicas maduras
- 1/3 de xic. de chá de açúcar demerara (60g)
- 1/3 de xic. de chá de farinha de arroz (45g)
- 1/3 de xic. de chá de amido de milho GF *(50g)
- 1/3 de xic. de chá de aveia em flocos GF* (40g)
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 xic. de chá de leite de aveia GF*(240ml)
- canela em pó para polvilhar
- Mel para servir
Modo de preparo:
- Pré-aqueça o forno à 220ºC. Prepare as forminhas: Se for usar as de papel, acondicione-as dentro das forminhas de alumínio ou use forminhas de silicone**.
- Amasse as bananas com um garfo. Pode deixar alguns pedacinhos, fica mais gostoso.
- Adicione o leite de aveia às bananas. Misture.
- Junte o açúcar, a farinha de arroz, o amido, a aveia e o fermento e misture tudo.
- Distribua a massa nas forminhas, deixando apenas um centimetro sem encher, pois essa massa não cresce muito***.
- Leve para assar por 40 à 50 minutos.
- Espete um palito, se sair seco está pronto.
- Retire das forminhas de alumínio e espere esfriar.
- Polvilhe canela em pó e se desejar sirva com mel.
*GF : Glúten Free. Fique de olho no rótulo de ingredientes, já vi embalagens de amido de milho que contém glúten. A que não tem é aquela mais famosa, que é chamada pela marca. Toda maezona sabe qual é!
** Eu gosto muito das forminhas de silicone; são práticas, não precisar untar e não gruda. E são muito duráveis, tenho as minhas há muito tempo.
*** Bolos que são feitos com farinha de arroz não crescem muito justamente porque não fazem a rede de glúten. Também não ficam coradinhos como num bolo tradicional, a não ser que você coloque bastante açúcar, que faz a massa corar. Você consegue diminuir a quantidade de açúcar treinando seu paladar: diminuindo aos poucos! E com certeza sua saúde vai agradecer!