Picolés funcionais

Picolé de morango com hibisco, manga com cúrcuma e abacaxi com gengibre
Sem leite, sem glúten, vegano

Nesta receita de picolés, além de refrescantes e muito saborosos ainda tem a vantagem de terem a qualidade de funcionais.

Mas o que são alimentos funcionais?

Alimentos funcionais são definidos como substâncias biologicamente ativas que trazem benefícios a saúde. E nessa categoria de alimentos funcionais estão incluídas também as ervas e especiarias.

Muitas ervas aromáticas e especiarias tem propriedades comprovadamente benéficas à saúde.

Escolhi três que eu gosto muito e uso bastante na cozinha: a cúrcuma, o gengibre e o hibisco.

Picolé de manga com cúrcuma

A cúrcuma, também é conhecida como açafrão da terra, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia e gengibre amarelo. É uma planta herbácea da família do gengibre (Zingiberaceae), originária da Ásia (Índia e Indonésia).

A cúrcuma é o que dá a cor amarela e o sabor característico ao Curry, famoso tempero indiano. Ela é usada na Índia há milhares de anos como especiaría e também como erva medicinal.

Estudos mostram que a cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, reduz o risco de doença cardíaca, diminui os níveis de colesterol, melhora a função cerebral e hepática, ajuda a prevenir e até a tratar alguns tipos de câncer, diminui a inflamação de articulações, age na prevenção ao diabetes…

Para aumentar a absorção de curcumina nos intestinos é recomendado o consumo junto com a pimenta do reino ou gengibre ou azeite ou outra fonte de gordura boa, como o óleo de coco ou ainda com Ômega 3.

Usei a cúrcuma no picolé de manga. Apesar de ter usado uma manga Palmer bem madura, a cúrcuma realçou ainda mais o amarelo. Adicionei leite de coco integral, aquele de garrafinha mesmo. Se você quiser fazer com o leite de coco caseiro, vai ficar melhor ainda. O leite de coco é fonte de gordura saturada saudável, e assim ajuda na absorção da curcumina. E não interferiu em nada no sabor! Ficou com uma conscistência macia e com bastante sabor de manga.

Na Tailândia, manga e coco fazem dupla em várias preparações.

Cortei a manga em pedaços e bati com o leite de coco, a cúrcuma e o adoçante (usei estévia). Coloquei nas forminhas de picolé e levei ao congelador.

Ingredientes:

  • 1 manga Palmer madura, cortada em pedaços.
  • 1/3 de xic de chá de leite de coco integral industrializado ou feito em casa
  • 1 colher de café de cúrcuma em pó
  • adoçante à gosto.
  1. Bata tudo no liquidificador, coloque nas forminhas e leve ao congelador.

Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/curcuma-o-que-e-beneficios-efeitos-colaterais-e-como-tomar/

Picolé de abacaxi com gengibre

Vegetal nativo da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório.

O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, que pode ser capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal. O gengibre é referência quando se fala em problemas estomacais, pois combate enjôo, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos e protege o fígado.

O gengibre vai bem tanto em pratos salgados quanto doces! A minha cidade natal, Tapiraí, é considerada a terra do gengibre. Por lá tem um prato famoso: o frango com gengibre!  Qualquer dia deixo aqui a minha versão!

Uso muito o gengibre na cozinha, tanto fresco quanto em pó. Fresco vai muito bem no suco verde, nos pratos quentes, como por exemplo na comida tailandesa. Em pó, é empregado em bolos e biscoitos.

Quando minha filha era menorzinha e tinha tosse ou dor de garganta, eu fazia um pirulito de gengibre e mel. Ela adorava!

Para os picolés, cortei um abacaxi pequeno em pedaços e bati com um pedacinho de gengibre, mais ou menos de 1 centímetro, adocei com estévia e coloquei nas forminhas. Não é preciso por liquido, só se for pra começar a bater.

O abacaxi com o gengibre fica muito refrescante. Ideal para depois de uma refeição mais pesada, pois ajuda na digestão, ou só pra se deliciar mesmo num dia de calor!

Ingredientes:

  • 1 abacaxi pequeno e maduro cortado em pedaços
  • 1 pedacinho de gengibre fresco (1cm)
  • adoçante à gosto
  1. Bata tudo no liquidificador , coloque nas forminhas e leve ao congelador.

Fonte: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/16281-gengibre

Picolé de morango com hibisco

O chá de hibisco por si só já é muito bom! Seja quente para os dias frios ou gelado para os dias de calor. Uma limonada com hibisco fica súper diferente e refrescante. Basta fazer o chá de hibisco, esperar esfriar, espremer limões e adoçar a gosto.

A parte da planta usada são as flores secas. É com as flores que se faz o chá.

Originária da África tropical, da família das Malváceas, mas se estendeu pela América Central.

Entre as propriedades do chá de hibisco está a redução da pressão arterial, baixa o colesterol, protege o fígado, tem ação anti-inflamatória e antibacteriana, diminui a dor de cólica menstrual, melhora a digestão, auxilia na perda de peso, entre outras propriedades.

Para os picolés usei o hibisco em pó. Achei melhor, pois não é preciso fazer o chá antes, pode usar direto e assim o picolé não fica uma pedra de gelo.

Usei 1 xicara de morangos bem maduros, lavados e cortados em pedaços, 1/3 de xicara de leite de aveia sem glúten. Se preferir pode usar água. Adicionei 1 colher de café de hibisco em pó e adoçante estévia. Não vou citar a quantidade de adoçante, coloque de acordo com o seu gosto. Vá colocando aos poucos e provando.

Caso você não encontre hibisco em pó, faça um chá e depois bata no liquidificador com os morangos.

O hibisco combinou muito com o morango, acentuou mais a cor e deixou um leve azedinho. Também ficou muito refrescante.

Ingredientes:

  • 1 xic de chá de morangos maduros
  • 1/3 de xic de chá de leite de aveia sem glúten ou àgua
  • 1 colher de café de hibisco em pó.
  • Adoçante à gosto.
  1. Bata tudo no liquidificador, coloque nas forminhas e leve ao congelador.

Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/cha-de-hibisco-para-que-serve-beneficios-como-tomar-e-propriedades/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s