Pavlova

Sem glúten, sem ovo, sem lácteos

A Austrália e Nova Zelândia disputam o crédito da invenção dessa sobremesa de merengue com frutas. Ela parece a saia de tule usada no ballet, por isso foi chamada pelo nome da grande bailarina russa Anna Pavlova. A pavlova costuma ser coberta com kiwi e morangos, mas você pode usar as frutas que quiser.

É crocante por fora e levemente macia por dentro. Além do contraste crocante/macio, também é doce e azedinha por causa das frutas.

Na versão tradicional, o merengue é a base de claras de ovos, mas aqui é usada a aquafaba. Aquafaba é o líquido do cozimento do grão de bico e é muito usada pelos veganos em diversas preparações.

Dá pra fazer musses, bolos, biscoito tipo champagne, molhos e merengues como este da pavlova.

E acredite em mim, não fica com gosto de grão de bico. Quem não viu preparar, come achando que é feito com claras de ovo, sem o cheiro e gosto de ovo é claro!

Para fazer o merengue de aquafaba, primeiro deve-se separar o líquido da caixinha de grão bico ou reduzir o caldo do cozimento se você preferir cozinhar o seu. Este liquido deve ficar meio grossinho como se fosse clara de ovo mesmo. E deve estar bem gelado para bater. Passe por uma peneirinha bem fina para remover qualquer partícula.

A vantagem de cozinhar o seu grão de bico, é que você controla o sal. Os de caixinha tem muito sódio. Mas se você estiver tranquilo com a sua pressão, use o de caixinha que é bem prático. Eu já deixo várias caixinhas na geladeira. Ah! E o grão de bico você usa como quiser: pode ser na salada, pode fazer falaffel, aqueles bolinhos da cozinha árabe. Dá pra fazer hommus, também da cozinha árabe.

Depois disso você nunca mais vai jogar fora o líquido da caixinha! Pode até congelar!

Então, na batedeira, coloque a aquafaba e bata em velociadade média de 6 a 8 minutos ou até ficar firme. Misture o amido ao açúcar e acrescente aos poucos e continue batendo. Por último adicione o vinagre de maçã e a baunilha. Não se preocupe, que também não fica gosto de vinagre. Aqui ele tem a função de manter firme o merengue.

Numa folha de papel manteiga, desenhe um círculo do tamanho de um prato raso ou mais ou menos 25cm de diâmetro. Este desenho serve pra te guiar e fazer uma saia redonda com o merengue.

Coloque o papel numa assadeira e despeje o merengue arrumando com uma colher. Não deve ficar muito alto, mais ou menos 2 cm de altura.

Leve ao forno pré-aquecido na menor temperatura que o seu forno permitir. O meu vai até 110º C. Deixe por 2 horas. Se a temperatura do seu forno for até 90ºC, deixe 2 1/2 horas. Confira se assou dando leves batidas com a ponta dos dedos, deve parecer meio oco. Desligue e deixe esfriando dentro do forno.

Retire do forno depois de frio e espere pelo menos 4 horas para finalizar com o merengue e servir.

O merengue é feito com leite de coco tradicional, aquele de garrafinha mesmo. Deve estar bem gelado também. Na batedeira coloque 200ml de leite de coco e bata na velocidade alta. Você pode por uma tigela com água e gelo embaixo da tigela da batedeira, isso ajuda a formar o chantily. Adicione o açúcar e a baunilha e bata mais um pouco. Eu faço muito este chantily de coco, então uso a garrafinha própria pra isso. O bom da garrafa é que você pode deixar pra outro dia o que não usar na hora .

No momento de servir, coloque o merengue assado num prato e por cima distribua o chantily. Coloque as frutas da sua preferência sobre o chantily. Na versão tradicional, usa-se morangos e kiwi, mas também fica linda com amoras, manga, polpa de maracujá doce ou até pêssego em calda. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva imediatamente.

Também dá pra fazer porções individuais. Só diminua o tempo de forno.

A minha filha me pedia essa sobremesa há muito tempo, e eu ainda não tinha feito porque achava que ia dar muito trabalho, e não levava fé que o merengue de aquafaba poderia dar certo… Mas me enganei, não é nada complicado, só demora um pouco no forno.

Faça num fim de semana, e enquanto o merengue assa você lê um livro ou assiste um filme…

No fim, o mais difícil foi achar morangos bonitos fora de época. Mas valeu muito a pena a espera. Ficou uma sobremesa linda e deliciosa. Acabamos com ela na hora! É… Não dá pra guardar, tem que comer na hora. Então faça um dia quando for reunir a família ou os amigos.

Uma ótima idéia é fazer para o Natal! Eu vou fazer com certeza!

Ingredientes para o merengue:

  • 120ml do liquido da caixinha do grão de bico.
  • 175g de açúcar refinado
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 1/2 colher de sopa de vinagre de maçã
  • 1 colher de sopa de extrato ou essência de baunilha

Ingredientes para o chantily de coco

  • 200 ml de leite de coco tradicional bem gelado
  • 40g de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • Frutas (morangos, amoras, kiwi, manga ou pêssegos…)
  • açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de fazer o merengue:

  1. Pré-aqueça o forno à 110ºC.
  2. Recorte um círculo de papel manteiga e deixe sobre uma assadeira.
  3. Coloque na batedeira o líquido do grão de bico e bata até firmar. Mais ou menos de 6 a 8 minutos.
  4. Misture o açúcar e o amido , adicione ao merengue aos poucos e continue batendo.
  5. Adicione o vinagre e a baunilha e bata até ficar brilhante e bem firme.
  6. Experimente e caso você queira mais doce, acrescente mais açúcar.
  7. Despeje o merengue no papel manteiga e espalhe com uma colher, seguindo a linha do círculo.
  8. Asse por aproximadamente 2 horas ou até ficar levemente corado. Dê batidinhas com a ponta dos dedos para sentir se está assado.
  9. Deixe esfriando dentro do forno.
  10. Depois de frio, retire do forno e espere pelo menos 4 horas para servir.

Prepare o chantily:

  1. Coloque na batedeira o leite de coco gelado.
  2. Comece a bater e adicione o açúcar aos poucos.
  3. Adicione a baunilha.
  4. Deve ficar cremoso mas não muito firme.

Finalize com as frutas e polvilhe açúcar de confeiteiro.

Sirva imediatamente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s