Parfait de banana, caramelo e nozes

Parfait significa perfeito! Na versão francesa, esta sobremesa é feita com creme de leite, ovos e açúcar. Depois de bem gelado, o creme é servido em camadas com frutas em calda e chantily.

Os americanos simplificaram, trocando o creme por iogurte, frutas frescas, granola ou castanhas. E é bem comum servir no café da manhã.

Nesta receita não vai leite, nem ovos, nem iogurte. O creme base é um nicecream de banana e leite de côco.

Nicecream é a versão super saudável do sorvete, em que se bate bananas congeladas com alguma coisa. Pode ser outra fruta; como morangos, que fica uma delícia. Também pode usar cacau, manteiga de amendoim, tâmaras, etc…

No parfait não vai nenhum tipo de adoçante no creme. A doçura fica por conta do caramelo de leite de côco, que você faz com antecedência e o que sobrar é só guardar na geladeira! Use para decorar cupcakes, para servir em cima do sorvete de creme ou para decorar copos de milkshake.

E o toque final quem dá é o crocante de nozes!

Creme de banana, caramelo e nozes! Esse trio ficou demais!

Essa é uma receita muito econômica, pois o ingrediente mais caro é as nozes, que você pode comprar já quebradas, que são mais baratas. E é muito fácil de preparar… Já deixe pronto o caramelo e o leite de côco guardado na geladeira e o crocante de nozes em um vidro fechado. Deixe as bananas no congelador (banana nanica bem madura e cortada em rodelas) e quando quiser uma sobremesa rápida, aí está! Fica linda num copo alto, aliás, tradicionalmente é servida assim. Numa taça também impressiona!

Eu usei copinhos baixos para não abusar comendo demais… Rsrs.

O importante é colocar em copos transparentes, para poder visualizar as camadas.

Tirando o açúcar que vai no caramelo, fica uma sobremesa muito leve, perfeita para o Natal ou Ano Novo ou para o ano todo! Porque a vida é doce!

Ingredientes:

  • 200g de bananas nanicas maduras, cortadas em fatias e congeladas
  • 180ml de leite de côco tradicional bem gelado*
  • 20ml de leite de côco + 1 colher de sopa de água para o caramelo
  • 100g de açúcar refinado
  • 60g de nozes picadas
  • 1 banana nanica fresca cortada em rodelas

Modo de fazer:

Comece colocando as nozes, bem quebradas numa assadeira. Reserve.

Coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo. Mexa com uma colher de madeira até derreter e começar a ficar com a cor de caramelo. Abaixe bem o fogo e continue a mexer. Quando estiver dourado, retire 2 ou 3 colheres do caramelo e coloque em cima das nozes. Mexa um pouco para pegar caramelo em tudo.

Volte a panela ao fogo baixo e adicione aos poucos o leite de côco morno misturado com a água. Coloque até ficar com uma textura grossa. Desligue o fogo e deixe esfriar completamente. Guarde em um vidro tampado na geladeira.

Quebre o crocante de nozes e guarde em recipiente tampado.

Quando for fazer o parfait

No liquidificador coloque as bananas e o leite de côco tradicional bem gelado e bata. Se for preciso use uma espátula para ajudar. **

Distribua o creme em copos ou taças, fazendo camadas com as fatias de banana fresca, caramelo e nozes. Repita as camadas.

Sirva em seguida!

Rende 3 porções.

* 1 garrafinha de 200ml de leite de côco dá para bater as bananas e para o caramelo

** Retire o leite de côco da garrafinha e deixe na geladeira em um tapaware bem fechado, ou use o leite de côco em caixinha de 200ml, pois quando está gelado fica difícil retirar do vidro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s