Bombons de tâmaras, ameixas e amêndoas

Com a Pascoa pertinho a gente já começa a pensar nas guloseimas de chocolate!

Eu particularmente não gosto de ovos de chocolate. Além de serem muito caros, geralmente são feitos com chocolate de qualidade duvidosa. E ainda é muito difícil encontrar ovos de chocolate sem leite e sem glúten. A gente encontra muitos na versão zero lactose, que é o açúcar do leite. Mas pra quem é alérgico à proteína do leite, não resolve. Ainda há muita confusão sobre isso.

Os ovos de chocolate, ainda tem o agravante de aumentar a quantidade de lixo nessa época, com toda aquela roupagem espalhafatosa que mais parece fantasia de carnaval. A gente precisa diminuir o lixo que leva pra casa!

E tem marca que vende brinquedo dentro do ovo! Pode?

Pra quem parou um instante pra repensar a Páscoa, que tal fazer uma sobremesa pra servir depois do almoço pra família toda? Uma sobremesa que você sabe os ingredientes que tem ali, que rende muito, que é saborosa, e que passa longe do consumismo desenfreado que foi criado para a Páscoa.

Você só vai precisar de tâmaras, ameixa preta, amêndoas laminadas, mel e chocolate 70% cacau.

Nesses bombons não vai açúcar, só uma colher de sopa de mel, e ainda é opcional. Eu coloco pra ajudar a dar uma liga. Também é opcional usar 2 colheres de sopa de licor de amêndoas. Eu gosto de bombons alcoólicos, mas fica à seu critério por ou não. Se quiser por uma bebida mas não tem o licor de amêndoas, cognac também serve! Use 1 colher de sopa.

São as tâmaras e ameixas que dão a doçura ao bombom. As amêndoas laminadas são responsáveis pelo leve crocante. E a cobertura de chocolate 70% cacau combina perfeitamente com os outros ingredientes.

Compre um bom chocolate e leia a lista de ingredientes, pra ter certeza de que não tem leite e glúten. Quando eu digo um bom chocolate, é aquele feito com bastante cacau, manteiga de cacau em vez de gordura de palma e com pouco açúcar.

Eu sei que está cada vez mais difícil encontrar um bom chocolate, pois o cacau está ficando raro. Mas ainda é possível encontrar boas marcas. Não caia na armadilha do meio amargo… De amargo não tem nada, pelo contrário, são tão doces que até dói os dentes!

Mas se você não encontrar um que seja por porcentagem de cacau, use o meio amargo mesmo, só escolha um que não tenha leite e glúten obviamente.

Eu não faço aquele método de temperar o chocolate, porque não vou vender, é só pra família mesmo, então deixo na geladeira. E fica até mais gostoso geladinho!

Mas se você for fazer pra presentear, é bom seguir as instruções da embalagem do chocolate.

Eu derreto o chocolate no microondas mesmo, mas também tem a opção de usar o banho-maria, só é preciso tomar cuidado pra não pular àgua, senão o chocolate encrespa.

Você escolhe se quer embrulhar naqueles papeis de bombom. Ficam lindos mas é mais um plástico que vai para o lixo. Então sua consciência é quem manda. Eu não uso mais. Deixo só com a folhinha de alumínio que já é bastante.

Se for pra presentear, tem caixinhas de papel craft com os nichos certinhos para caber os bombons. É uma ótima opção.

Eu sou daquelas que adora um docinho com o café…E esses bombons são perfeitos!

Ingredientes:

  • 200g de tâmaras secas
  • 100g de ameixa seca sem caroço
  • 50g de amêndoas laminadas
  • 1 colher de sopa de mel (opcional)
  • 2 colheres de sopa de licor de amêndoas (opcional)
  • 150g de chocolate 70% cacau picado ou em pastilhas

Modo de fazer:

  1. Coloque tudo menos o chocolate no processador. Certifique se de que não foi nenhuma ameixa com caroço.
  2. Bata até ficar tudo ligado mas sem virar uma pasta que desmancha.
  3. Derreta o chocolate no microondas por 1 minuto e meio, mexendo a cada 30 segundos. Mexa até esfriar completamente.
  4. Faça pequenas bolas com a massa de tâmaras e banhe no chocolate.
  5. Deixe na geladeira. Depois que o chocolate firmar, embrulhe em folhinhas de papel alumínio e mantenha na geladeira, pois com o calor o chocolate pode ficar amolecido.

Rende 15 bombons.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s