
Estamos no outono! E por aqui ainda temos castanhas portuguesas. Os ouriços que protegem as castanhas vão continuar caindo até o final da estação.
Uma ótima maneira de armazená-las para o ano todo, é congelar os frutos crús, conforme vão caindo.
A castanha portuguesa é um alimento saudável, por ser uma boa fonte de nutrientes essenciais, fonte de energia, proteínas que apresentam bom perfil de aminoácidos, fibras, minerais, vitaminas A, B1, B2 e B3. E possui baixo conteúdo de gordura.
Além de toda essa vantagem nutricional, é uma ótima opção para substituir a farinha branca nas preparações, pois não contém glúten.
Uma das receitas que mais gosto de fazer é esse bolo, que tem a cara do outono!
Depois de cozidas na panela de pressão, as castanhas são abertas e retira-se a polpa farinácea. Pode ser usado um processador para este trabalho, ou pode-se amassar a polpa com um garfo.
Ah…A receita pede 250g de polpa de castanha. Você deve cozinhar pelo menos 400g, pois algumas podem estar duras ou estragadas.
Dessa vez eu usei açúcar demerara para adoçar a massa, ele deixa o bolo mais clarinho. Mas já usei açúcar mascavo, e gosto muito. A massa fica mais úmida e escura.
Também gosto de usar chá Mate em vez de água, que ajuda a dar cor à massa.
Como a castanha portuguesa não contém quase nada de gordura, é necessário acrescentar uma. Eu não gosto de usar óleo em bolo, acho que fica untuoso… Prefiro usar uma emulsão, no caso creme de leite vegetal. Aqui usei creme de leite de aveia, que tem um sabor bem neutro . O bolo fica úmido e macio sem deixar a massa gordurosa. Tem receita de creme de leite de leite de aveia aqui no blog, veja aqui: https://alergiazero.blog/2021/04/23/creme-de-leite-de-aveia/
Esse é um bolo que demora um pouco mais pra assar, em torno de 40 à 50 minutos. Quando estiver levemente corado, espete um palito, se sair limpo, está pronto.
Eu usei uma forma de bundt cake. Formas assim deixam o bolo com uma aparência bem bonita. Eu uso uma de silicone, que não é cara e é ótima, não precisa nem untar. Mas se você ainda não tem uma, pode usar a forma comum de buraco no meio, você só precisa untar com óleo de côco.
Depois de frio, desenforme e polvilhe canela em pó ou sirva com mel. Mel combina muito com castanha portuguesa.
É um bolo que tem tudo a ver com outono, com o aconchego da cozinha e com uma xícara de chá.
Aproveite!

Ingredientes:
- 250g de castanha portuguesa, cozida e triturada
- 150g de farinha de arroz
- 45g de amido de milho
- 200g de açúcar demerara ou 150g de mascavo
- 15g de fermento químico
- 2g de bicarbonato de sódio
- 200g de creme de leite vegetal
- 250ml de chá Mate morno
- canela em pó ou mel para servir
Modo de preparo:
- Pré aqueça o forno à 240ºC.
- Unte uma forma de bundt cake. Se for de silicone não precisa untar.
- Misture todos os ingredientes secos.
- Acrescente o creme de leite vegetal e o chá Mate morno.
- Misture muito bem.
- Despeje na forma.
- Asse por 40 à 50 minutos ou até corar.
- Espere esfriar e desenforme.
- Polvilhe com canela em pó.
