Creme de chocolate tipo Danete

Lembra do Danete? Esse creme de chocolate é igual! Só que muito mais saudável, sem adição de óleos e todas as outras coisas que as sobremesas industrializadas levam.

E é facílimo de fazer! Não me venha com desculpas de que não acha os ingredientes, de que os ingredientes são caros… Blá blá blá! Enquanto você pensa, seu pudim já poderia estar gelando! Corre lá fazer!!!

Para esse pudinzinho ser saudável eu usei leite de aveia. Eu ensino a fazer aqui https://alergiazero.blog/2019/01/26/leite-de-aveia-sem-gluten/. Também pode usar leite de côco pronto pra beber, leite de amêndoas se você não tiver alergia à castanhas… Eu uso mais o leite de aveia porque minha filha se adaptou melhor a ele, mas os outros leites vegetais funcionam muito bem.

Na receita do post de leite de aveia, ela fica de molho na geladeira por 12 horas, mas se você tiver pressa, pode deixar menos tempo, é só colocar água quente na hora de deixar de molho e aguardar 1 hora. Como esta receita vai ao fogo, o leite de aveia não precisa estar gelado.

Com o leite de aveia pronto é só misturar todos os ingredientes e levar ao fogo para engrossar.

Note que vai chocolate 50% cacau. Pode ser em barra ou em gotas. Se for usar o chocolate em barra, corte pedaços não muito grandes, para ficar mais fácil de derreter no leite de aveia. É importante usar chocolate de derreter, pois é ele que vai deixar o pudim cremoso. Se usar só chocolate em pó vai ficar com textura de manjar, não de pudim. Verifique se o chocolate que você compra é livre de leite e glúten.

Se você não encontrar chocolate de derreter totalmente sem leite e glúten nos mercados que você costuma fazer suas compras, procura na internet, tem várias marcas certificadas sem leite e sem glúten que tem loja on line.

Já comentei anteriormente: fique de olho nos ingredientes! Pois as vezes o produto que você tem certeza que não contém glúten, tem! É o caso do amido de milho; tem marcas que contém glúten. Não vou citar marcas, mas aquela que toda mãezona conhece é livre de glúten!

O segredo para o pudim ficar lisinho e cremoso é mexer sem parar. Assim não gruda no fundo da panela e não fica gruminhos.

Quando estiver na consistência cremosa, retire do fogo e comece a esfriar: coloque a panela sobre uma tigela com água e gelo e mexa até esfriar completamente. Assim não vai fazer aquela película em cima do creme.

Leve para gelar e pronto! Eu coloco um filme plástico envolvendo cada copinho para não ressecar .

Essa receita rende 6 porções de 75g.

Ingredientes:

  • 300ml de leite de aveia sem glúten ( Ver post para fazer o leite de aveia)
  • 100g de chocolate 50% cacau sem leite e sem glúten
  • 10g de amido de milho sem glúten
  • 25g de chocolate em pó sem glúten
  • 25g de açúcar

Modo de preparo:

  1. Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo.
  2. Mexa até levantar fervura e engrossar.
  3. Desligue o fogo e coloque a panela sobre uma tigela com água e gelo.
  4. mexa até esfriar completamente.
  5. Distribua o creme em copinhos e coloque filme plástico.
  6. Leve para gelar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s