
Essa receita é para aqueles almoços de domingo, sem pressa e sem grandes pretensões, mas cheios de aconchego.
O frango é assado lentamente na cerveja com as cebolinhas. E no final o frango está corado e envolto por um molho gelatinoso e perfumado, que acontece da reação química da cerveja com a acidez das cebolinhas e o colágeno da pele do frango.
Quando a gente põe tudo pra cozinhar, parece que não vai dar certo, mas olha essa foto e confia!
Tudo começa na boca do fogão, numa frigideira grande e com tampa, que possa acomodar tudo. Depois vai para o forno, e fica lá em temperatura bem baixa, até estar tudo bem assado e suculento. Se você tiver uma dessas frigideiras que vão ao forno, melhor ainda. Nem precisa mudar pra uma assadeira.
Nesse assado, é necessário usar as sobrecoxas desossadas com pele. É a pele que faz a mágica acontecer.
Você vai precisar de bastante cebolinhas. Porque depois de assadas você vai querer comer muito delas!
Na foto eu usei também tomatinhos cereja, porque eu já tinha um pouco, mas não fazia parte da receita, foi um adendo que ficou muito bom! A salsa picadinha pra finalizar a preparação também é um extra, mas vale a pena, o prato fica bem bonito.
Para acompanhar basta um espaguete alho e óleo ou purê de batata ou de mandioquinha. Se você optar pelo purê, você pode ainda fazer uns vegetais no vapor, como vagens, brócoli e cenouras. Se você tiver a sorte de conseguir cenouras novinhas, coloque pra assar junto! Seu almoço vai ficar espetacular! Ah… E se já estiver fazendo um friozinho, com uma polenta fica muito bom!
Quando eu faço assados, já faço pra 2 dias, pra valer a pena o calor do forno. Então usei 6 sobrecoxas, que é a quantidade que cabe na minha frigideira. Se não for servir tudo de uma vez, você pode reaquecer no forno ou na frigideira e servir no jantar ou no almoço do outro dia. Esse é um daqueles pratos que vão ficando melhores quando reaquecidos.
Então eu começo descascando as cebolinhas… E reservo.
Tiro um pouco do excesso das peles das sobrecoxas, mas não muito. Passo sal dos dois lados das sobrecoxas. Coloco todas na frigideira com a pele pra baixo. Ligo o fogo e deixo fritar um pouco, em um fiozinho de óleo, só pra não grudar. Assim que começar a dourar, vire as sobrecoxas com a pele pra cima. Polvilhe páprica doce em todas elas. Disponha as cebolinhas e vire 1 lata e meia de cerveja sem glúten. Se a sua frigideira for grande e permitir, pode por 2 latas de cerveja. Tampe e deixe cozinhar por 30 minutos em fogo alto. Se a sua frigideira puder ir ao forno, tire a tampa e leve pra assar em forno baixo por 1 hora e meia. Se você não tem frigideira de ir ao forno, passe tudo pra uma assadeira.
Se você for fazer o espaguete, escolha a sua marca preferida sem glúten, tem opções tão boas quanto as com glúten, e também não são caras.
Mas e o glúten da cerveja? Calma! Hoje já é possível que um celíaco ou alérgico possa tomar a sua gelada sem preocupação. Existem no mercado muitas marcas de cerveja livre de glúten, inclusive boas marcas nacionais.
Para garantir que a cerveja fique livre de glúten, um dos métodos de fabricação usa técnicas de filtragem com os ingredientes originais da bebida, como o centeio, cevada e malte. Essa filtragem reduz os níveis de glúten a um grau aceitável para quem é intolerante à proteína (abaixo de 6ppm).
Já o outro método, utiliza grãos como millete, sorgo, trigo sarraceno e outros ingredientes que são naturalmente livres de glúten.
Então escolha a sua cervejinha, prepara esse frango maravilhoso e aproveita pra tomar uma acompanhando esse prato delicioso, que tenho certeza que você vai adorar e passar a fazer sempre.
Então vamos à receita!

Ingredientes:
- 6 sobrecoxas desossadas com a pele (remova somente os excessos mais gordos de pele)
- 500g de cebolinha pérola descascadas ( Deixe de molho em água, isso facilita pra descascar)
- 2 latas de cerveja sem glúten
- Sal e páprica a gosto
- Salsa picada para finalizar
Modo de preparo:
- Passe sal nos dois lados das sobrecoxas.
- Coloque em uma frigideira grande com um fio de óleo, com a pele virada para baixo. Deixe fritar um pouco até começar a corar a pele. Vire as sobrecoxas com a pele para cima.
- Polvilhe páprica doce.
- Junte as cebolinhas.
- Adicione 1 lata e meia ou 2 de cerveja sem glúten, até que cubra todo o frango.
- Tampe e deixe cozinhar em fogo alto por 30 mitutos.
- Retire a tampa e leve a frigideira ao forno baixo. Se a sua frigideira não vai ao forno, transfira tudo para uma assadeira. É importante que a cerveja cubra parcialmente o frango e as cebolinhas.
- Asse em forno baixo (220ºC) por mais ou menos 1 hora e meia.
- Quando as sobrecoxas estiverem coradas e as cebolinhas macias, desligue o forno.
- Se sobrar muito liquido, retire do forno e reduza um pouco na boca do fogão.
- Sirva com espaguete ou purê de batata ou uma bela polenta.
- Salpique salsa picada para finalizar o prato.
Opcional: Se quiser, adicione tomatinhos cortados ao meio quando estiver quase pronto o assado.
Esse prato serve 6 porções