
Com certeza uma das opções mais lembradas quando pensamos em comida afetiva é um delicioso prato de nhoque. Esse prato que tem cara de domingo aquece até o mais gélido dos corações.
Gnocchi em italiano significa pelota. São pelotinhas de massa cozidas em água fervente e servidas com molho.
O prato tornou-se popular na Itália, mas tem sua origem no Oriente Médio. Acredita-se que os romanos, em suas andanças pelo mundo, levaram a receita para a Itália.
Durante a idade média, com a escassez de farinha, o prato serviu de alimento para os mais pobres. Sobras de pão duro e um pouco de farinha eram misturados com água formando uma papa.
Depois foi a vez do milho acrescentar mais valor nutricional à receita. Nascia o gnocchi de polenta.
A batata só entrou na lista de ingredientes no século XVI e deixou as pelotinhas mais macias. E desde então nunca mais parou de ser usada para preparar o nhoque.
No Brasil, a iguaria italiana chegou com os imigrantes e logo conquistou o paladar dos brasileiros, principalmente dos paulistas.
Esse prato, ao mesmo tempo que é singelo, pode apresentar-se com inúmeros sabores. A massa pode levar não só batatas, mas também mandioca, como na receita desse post. Eu gostei muito do sabor suave que a mandioca acrescentou à massa. Pode ser ainda mandioquinha, batata doce, espinafre, abóbora e o que mais a criatividade mandar.
Aceita uma diversidade de molhos, como o de calabresa dessa receita, ao sugo, à bolonhesa, molho de queijos, com espinafre, com cogumelos… E por aí vai.
A massa tradicional é feita com farinha de trigo, ovos e batatas, mas eu posso te garantir que a massa sem glúten fica muito superior à tradicional, e não leva ovos. As pelotinhas ficam firmes e macias ao mesmo tempo. São muito fáceis de modelar e não grudam na bancada e nas mãos.
Você pode simplesmente fazer os rolinhos e cortar em pedacinhos. Mas se quiser fazer com um formato bonitinho, assista ao videozinho, onde eu mostro como fazer. É tão fácil que a minha filha de 11 anos me ajudou a modelar as pelotinhas.
Eu sugiro que você prepare o molho antes e deixe reservado, assim não vai te sobrecarregar na hora de fazer as pelotinhas.
Depois de prontas as pelotinhas, o cozimento é bem rápido, a água deve estar fervendo para receber os nhoques. Assim que boiarem, estão prontos. Então é só colocar o molho e servir.
Buon appetito!
Ah… Tem a historinha do nhoque da sorte, servido todo dia 29, mas eu não vou contar aqui porque tem vários sites na internet que contam. Então se você quer conhecer digita lá no Google e boa leitura!

Ingredientes:
- 250g de mandioca cozida (Eu usei da Vapza, mas você pode cozinhar antecipadamente). Retire os fios que ficam no meio da mandioca.
- 450g de batata inglesa, cozida de preferência no vapor para não ficarem muito aguadas.
- 80g de fécula de batata
- 150g de farinha de arroz
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 pitada de cúrcuma ( é bem pouquinho mesmo, só pra dar uma corzinha)
Para o molho de calabresa:
- 250g de linguiça calabresa cortada em pedacinhos
- 1 cebola média cortada em pedacinhos
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de sopa de azeite
- 600g de tomates pelados passados pelo mixer ou processador ou liquidificador
- 1 colher de chá de sal
- Folhas de manjericão para finalizar o prato
- Queijo parmesão ralado na hora ou queijo vegano ralado caso tenha alergia ao leite de vaca (opcional)
Modo de preparo:
- Comece pelo molho: Refogue o alho e a cebola no azeite.
- Acrescente a calabresa e refogue mais.
- Junte o preparado de tomates.
- Deixe reduzir com a panela tampada em fogo baixo.
- Mexa de vez em quando e acrescente o sal.
- Reserve.
Prepare a massa:
- Passe as batatas e a mandioca pelo espremedor ou amasse-as com um garfo.
- Numa tigela, misture as batatas e a mandioca com a farinha de arroz, a fécula de batata, o azeite e o sal e a cúrcuma. Misture bem.
- Faça uma bola com a massa e corte em seis partes.
- Com a bancada polvilhada com farinha de arroz, faça um rolinho com 2 cm de espessura com cada parte.
- Corte em pedacinhos de 2 cm e junte-os numa assadeira polvilhada com farinha de arroz. (Assista ao video para ver como deixar os nhoques bonitinhos)
- Quando todos os nhoques estiverem modelados, cozinhe em pequenas porções em água fervente. Retire-os da água quando boiarem.
- Conforme forem cozinhando, coloque -os numa travessa.
- Acrescente por cima o molho de calabresa e folhas de manjericão na hora de servir.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 1 hora e 30 min