Nhá-benta

Popularmente conhecido por Teta de nega, Dan-top ou pelo nome original flødebolle, o Nhá-benta é um doce feito de merengue ou marshmallow (massa de gelatina com clara de ovo) e cobertura de chocolate crocante e a versão original tem uma base feita de um biscoito waffe fininho.

Esse doce foi criado em 1950, pela Kopenhagen. Antes de ser Nhá-benta, também já foi chamado de Pão-de-açúcar e Sinhá-moça.

Muitos tentam copiar a versão da famosa chocolateria, mas em vão. O marshmallow aveludado da marca é incomparável.

Bom… Aqui a proposta é outra. Um marshmallow sem ovo, mas com a textura macia e aveludada que as claras em neve proporcionam. Para conseguir esse resultado nós usamos aquafaba, que é o caldo do cozimento do grão de bico. Esse ingrediente maravilhoso e subestimado faz milagres na confeitaria vegana.

Com ele é possível fazer bolos fofinhos, merengues, suspiros, mousses, pavlovas (veja receita aqui: https://alergiazero.blog/2019/11/02/pavlova/ ) e outras receitas que pedem o uso de claras de ovo.

Com a vantagem de não deixar cheiro de ovo, nem gosto de grão de bico!

Se você costuma cozinhar grão de bico em casa, comece a guardar o líquido do cozimento no congelador e você  vai ter esse substituto de claras sempre a mão. Reduza o líquido do cozimento até ficar na consistência  grossinha da clara de ovo. Separe porções de 100ml e congele. Você também pode usar o liquido do grão de bico em caixinha, este já vem na consistência correta. É super prático. Mas prefira cozinhar o grão de bico em casa se você tem problema de pressão alta, pois o grão de bico em caixinha tem alto teor de sódio.

Quando for bater, use bem gelado, assim ele “monta” bem mais rápido.

Coloque gotinhas de essência de baunilha quando estiver batendo, se a preparação for doce.

Ah… Você precisa usar uma batedeira, pois leva uns 5 minutos para o aquafaba ficar no ponto de castelo. E o aquafaba tem a grande vantagem de não desandar se você bater muito, como acontece quando usamos clara de ovo. E também não solta liquido depois de alguns dias! Não é demais?!

Para o marshmallow ficar aveludado eu uso açúcar de confeiteiro quando estou batendo o aquafaba. Ele também ajuda a dar estrutura para o merengue . E para se manter firme depois de pronto, adiciono gelatina sem sabor aos ingredientes. Eu uso a gelatina em folha, uma é suficiente para esta  receita. Mas é possível usar a gelatina em pó também. Um terço do envelope deve dar.  E pra quem é vegano, pode substituir a gelatina por agar agar.

A casquinha de chocolate eu fiz na forminha de silicone usada para fazer bombom, dessas que você põe uma dentro da outra, como nos ovos de Páscoa.  Assim a casquinha fica bem fina. Se você não tem dessas forminhas, pode usar copinhos descartáveis de café, é só pincelar camadas finas de chocolate.

Eu usei chocolate 50%  e 70% cacau, sem glúten e sem leite de vaca. Eu não gosto de chocolate fracionado, então tive que “temperar” o chocolate para o doce não derreter na mão depois de pronto. Para temperar o chocolate, siga a orientação da embalagem, pois cada chocolate pede uma temperatura diferente.

Mas se você não gosta do trabalho de temperar o chocolate, pode usar o fracionado. É só derreter e está pronto para usar.

Eu não usei waffe na base do doce,  porque é difícil achar uma bolachinha sem glúten do tamanho da minha forminha, e  eu estava com preguiça de fazer uma bolachinha só pra isso. Mas não fez falta nenhuma.

Primeiro eu preparei as forminhas com o chocolate. Depois fiz o marshmallow. Retirei as capinhas de chocolate das forminhas e recheiei com o marshmallow. E tampei o fundo com chocolate derretido. Coloquei sobre papel manteiga e levei pra gelar.

Prontinho! Ficou delicioso! Tão bom quanto o original, só que sem deixar um rim na loja! Rsrs.

Eu já imaginei até com outros sabores! Mousse de chocolate, branco com caramelo, de café…

Se é possível imaginar, é possível fazer! 😉

Ingredientes:

  • 150g de chocolate 70% cacau
  • 50g de chocolate 50% cacau
  • 100ml de aquafaba bem gelado ( já reduzido e coado)
  • 50g de açúcar de confeiteiro
  • 1/2 colher de café de essência de baunilha
  • 1 folha de gelatina dissolvida em 2 colheres de sopa de água ( corte a folha em pedacinhos e deixe de molho na água, depois leve ao microondas por 20 segundos.

Modo de preparo:

  1. Siga as orientações da embalagem para derreter e temperar o chocolate.
  2. Passe o chocolate derretido nas forminhas e leve à geladeira para endurecer. A camada de chocolate deve ser bem fina. Se não estiver usando as forminhas duplas de bombom, pincele o chocolate somente duas vezes no copinho escolhido.
  3. Coloque o aquafaba na tigela da batedeira e bata até parecer claras em neve.
  4. Adicione a baunilha. Bata mais um pouco.
  5. Adicione o açúcar de confeiteiro aos poucos e continue batendo, até estar bem firme e acetinado.
  6. Retire as capinhas de chocolate das forminhas e preencha com o marshmallow. Pode usar um saco de confeitar para facilitar o trabalho.
  7. Feche o fundo das forminhas com as sobras do chocolate derretido.
  8. Coloque os doces sobre papel manteiga e leve à geladeira novamente.
  9. Depois de firme, embrulhe cada Nhá-benta em papel alumínio.
  10. Conserve na geladeira se estiver muito calor.

Rende entre 10 e 12 Nhá-bentas, dependendo do tamanho da sua forminha.

Publicado por Noeli Santos

Olá! Sou apaixonada por cozinha e desenvolvo receitas testadas e aprovadas sem ovo, leite, glúten e soja!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: