Leite condensado de aveia

Sabe quando dá aquela vontade de brigadeiro? Você corre pra cozinha, abre uma lata de leite condensado, mistura chocolate em pó, cozinha por alguns minutos e come ainda quente na panela? Prazeres simples que não tem preço!

Mas pra quem é alérgico, esse doce simples e descomplicado vira um desejo frustrado.

Nada substitui com perfeição um ingrediente original. Mas é possível criar sabores incríveis a partir de outros ingredientes, e ainda pode ficar saudável e funcional.

Só quem não pode mesmo ingerir proteina do leite, porque é alérgico ou vegano, sabe dizer a alegria que é comer um brigadeiro vegano bem feito!

Existem várias receitas veganas de brigadeiro… Desde brigadeiro de arroz, até de biomassa de banana verde. É preciso experimentar antes de julgar… mas eu não gostei desse último . Dá pra chamar de doce de biomassa, mas não de brigadeiro. Brigadeiro tem que ser feito com leite condensado, ainda que seja leite condensado vegetal.

Recentemente, uma empresa lider no mercado, lançou um leite condensado de origem vegetal, feito a base de arroz. Já era hora né moça?

Eu não testei a novidade, mas já li depoimentos de quem testou. Quem fez brigadeiro disse que não dá pra enrolar, só no copinho mesmo. E que o sabor não chega nem perto de um brigadeiro tradicional, mas pra quem não pode ingerir leite de origem animal, está ótimo!

Eu já usei outros leites condensados de origem vegetal, como o de soja, que é horrível, e o de amêndoas, que é gostoso mas muito caro. Também tem leite condensado de côco, mas fica o sabor de côco no seu doce. (Eu ainda uso acento, e vou continuar usando! Rsrs)

Então decidi fazer em casa com aveia em flocos. E ficou muito bom! Dá pra fazer muitas receitas que pedem leite condensado, até mesmo o tão desejado brigadeiro de festa, enrolado no granulado.

O leite condensado de aveia fica com essa corzinha mais escura por causa da aveia, mas o sabor é bem neutro, a aveia não sobressai e a textura fica no ponto pra fazer qualquer docinho de festa. Eu uso o açúcar refinado, por ser mais fino, mas pode usar o demerara também que não vai interferir nem no sabor nem na textura.

Além do delicioso brigadeiro dá pra fazer vários outros docinhos: beijinho, bicho de pé, olho de sogra… Dá pra fazer palha italiana, fudge, bombom de travessa… E o que mais você quiser!

O bom é que você pode fazer antes e deixar na geladeira, dura bem… É só deixar num recipiente bem vedado com filme plástico.

Então pega a sua panela e vamos pro fogão!

Você vai precisar de:

  • 80g de aveia em flocos
  • 170g de açúcar refinado
  • 125ml de água quente

Modo de preparo:

  1. Coloque os ingredientes no liquidificador e bata muito bem.
  2. Passe o creme por uma peneira e aperte com as costas de uma colher pra ficar bem lisinho.
  3. Leve ao fogo e mexa para engrossar um pouco, até ficar na consistência de leite condensado. Cuidado pra não engrossar demais, pois a aveia tem essa característica, e lembrando que no dia de fazer o doce escolhido, esse leite condensado vai voltar pra panela e cozinhar mais um pouco!
  4. Espere esfriar e guarde em um vidro esterilizado e tampado na geladeira, até o dia que for usar. (No máximo 5 dias).

Rende um pouco mais de 250g

Publicado por Noeli Santos

Olá! Sou apaixonada por cozinha e desenvolvo receitas testadas e aprovadas sem ovo, leite, glúten e soja!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: