Granola especial

Já pensou em fazer sua própria granola?

Tenho certeza que depois que você experimentar essa receita, você não vai mais querer a granola comprada em supermercados!

Granola nada mais é do que um mix de cereais, castanhas, frutas secas e sementes. Mas essa mistura, feita em casa, com ingredientes de qualidade fica muito superior aquelas que tem no mercado.

A granola foi inventada em 1886 por um médico suíço, para dar aos seus pacientes, mas nem sempre fez sucesso. Já foi até chamada de granula. Foi na década de 1960, com os hippies que a granola ganhou status de alimento saudável.

Além de saudável, a granola é muito nutritiva! E é uma delícia ficar beliscando e caçando as castanhas, que ficam super crocantes.

O mais legal da granola é que você pode colocar o que você mais gosta, e deixar ela personalizada para o seu gosto pessoal.

Eu gosto de colocar aveia laminada, flocos de milho sem açúcar, castanha do Pará, uva passa, sementes, óleo de coco, açúcar de coco e mel.

Você pode trocar os ingredientes. Pode usar flocos de arroz em vez de flocos de milho. Se for usar flocos de milho, procure por um que não tenha glúten. Lembre-se que se comprar produtos à granel, pode ter contaminação! Para alérgicos ou celíacos é mais seguro comprar produtos embalados e certificados.

Pode trocar a castanha do Pará por amêndoas, macadâmia, noz pecã ou nozes. Compre a castanha que estiver com o menor preço, assim a sua granola não vai sair “salgada”.

Piadas à parte, tem mesmo granola salgada, eu ainda não provei… Quem sabe fica boa!

na granola doce, pode usar melado de cana pra adoçar em vez de mel e açúcar de coco.

Qualquer um desses adoçantes naturais que você usar, vai deixar sua granola com uma cor dourada linda, e vai ficar super crocante.

Não aconselho usar adoçantes artificiais, porque não vai ter nada pra grudar os ingredientes, principalmente as sementes. Você não quer chegar no fim do pote e ver que as sementes sobraram todas no fundo né?

Não gosta de uva passa? Põe damasco picadinho ou ameixa seca.

Ah! As uvas passas ou outra fruta da sua preferência, só entram no final, quando a granola sair do forno, do contrário elas queimam.

Perceba que enquanto está no forno, a cor vai mudando, vai ganhando uma tonalidade dourada. E o cheiro do açúcar de coco é maravilhoso!

Use uma assadeira bem grande, pra poder mexer sem derrubar granola pra todo lado.

Depois de pronta guarde num pote de vidro com tampa e você vai ter granola por um bom tempo! Nem tanto assim, fica tão boa que acaba logo!

É ótima pra comer no lanche da tarde ou no café da manhã, pra começar o dia com bastante energia! Coloque no iogurte ou coma com uma fruta. Eu gosto com mamão ou banana. E ainda coloco mais um fiozinho de mel por cima.

Uma dica: coloque num potinho com tampa e leve na bolsa, quando bater uma fome e você estiver fora de casa, não cai na tentação de comer bobagens na rua.

Então vamos à receita!

Ingredientes:

  • 300g de flocos de milho sem glúten e sem açúcar
  • 200g de aveia laminada* sem glúten
  • 100g de castanhas do Pará**
  • 1/3 de xícara de chá de sementes de girassol
  • 1/3 de xícara de chá de gergelim branco
  • 1/3 de xícara de chá de sementes de linhaça dourada
  • ½ xícara de chá de açúcar de coco
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 1/3 xícara de chá de mel
  • ½ xícara de chá de uva passa branca
  • ½ xícara de chá de uva passa preta

Modo de preparo:

Numa tigela grande junte todos os ingredientes, menos as uvas passas***. Coloque numa assadeira grande e leve ao forno, à 180ºC, mexendo de vez em quando, até dourar, por mais ou menos 30 ou 40 minutos. Retire do forno, adicione as uvas passas. Espere esfriar e guarde em vidro bem fechado.

*Não é aveia em flocos, é laminada.

** Devem ser quebradas. Use um saco e o martelinho de carne ou o pau de macarrão. Você também pode usar outras castanhas: nozes, macadâmias, amêndoas ou  pecãs.

*** as passas queimam no forno, então só coloque depois, quando retirar do forno, junte as passas, mexa e deixe esfriar pra guardar.

Se ainda desejar, pode adicionar aos ingredientes: flocos de arroz, lâminas de coco ou sementes de Chia. Se desejar colocar damascos picados, adicione no final com as passas.

Rende um vidro grande e um pouco mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s