
Nesta receita de picolés, além de refrescantes e muito saborosos ainda tem a vantagem de terem a qualidade de funcionais.
Mas o que são alimentos funcionais?
Alimentos funcionais são definidos como substâncias biologicamente ativas que trazem benefícios a saúde. E nessa categoria de alimentos funcionais estão incluídas também as ervas e especiarias.
Muitas ervas aromáticas e especiarias tem propriedades comprovadamente benéficas à saúde.
Escolhi três que eu gosto muito e uso bastante na cozinha: a cúrcuma, o gengibre e o hibisco.
A cúrcuma, também é conhecida como açafrão da terra, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia e gengibre amarelo. É uma planta herbácea da família do gengibre (Zingiberaceae), originária da Ásia (Índia e Indonésia).
A cúrcuma é o que dá a cor amarela e o sabor característico ao Curry, famoso tempero indiano. Ela é usada na Índia há milhares de anos como especiaría e também como erva medicinal.
Estudos mostram que a cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, reduz o risco de doença cardíaca, diminui os níveis de colesterol, melhora a função cerebral e hepática, ajuda a prevenir e até a tratar alguns tipos de câncer, diminui a inflamação de articulações, age na prevenção ao diabetes…
Para aumentar a absorção de curcumina nos intestinos é recomendado o consumo junto com a pimenta do reino ou gengibre ou azeite ou outra fonte de gordura boa, como o óleo de coco ou ainda com Ômega 3.
Usei a cúrcuma no picolé de manga. Apesar de ter usado uma manga Palmer bem madura, a cúrcuma realçou ainda mais o amarelo. Adicionei leite de coco integral, aquele de garrafinha mesmo. Se você quiser fazer com o leite de coco caseiro, vai ficar melhor ainda. O leite de coco é fonte de gordura saturada saudável, e assim ajuda na absorção da curcumina. E não interferiu em nada no sabor! Ficou com uma conscistência macia e com bastante sabor de manga.
Na Tailândia, manga e coco fazem dupla em várias preparações.
Cortei a manga em pedaços e bati com o leite de coco, a cúrcuma e o adoçante (usei estévia). Coloquei nas forminhas de picolé e levei ao congelador.
Picolé de manga e cúrcuma
Ingredientes:
- 1 manga Palmer madura, cortada em pedaços.
- 1/3 de xic de chá de leite de coco integral industrializado ou feito em casa
- 1 colher de café de cúrcuma em pó
- adoçante à gosto.
- Bata tudo no liquidificador, coloque nas forminhas e leve ao congelador.
Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/curcuma-o-que-e-beneficios-efeitos-colaterais-e-como-tomar/
Vegetal nativo da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório.
O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, que pode ser capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal. O gengibre é referência quando se fala em problemas estomacais, pois combate enjôo, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos e protege o fígado.
O gengibre vai bem tanto em pratos salgados quanto doces! A minha cidade natal, Tapiraí, é considerada a terra do gengibre. Por lá tem um prato famoso: o frango com gengibre! Qualquer dia deixo aqui a minha versão!
Uso muito o gengibre na cozinha, tanto fresco quanto em pó. Fresco vai muito bem no suco verde, nos pratos quentes, como por exemplo na comida tailandesa. Em pó, é empregado em bolos e biscoitos.
Quando minha filha era menorzinha e tinha tosse ou dor de garganta, eu fazia um pirulito de gengibre e mel. Ela adorava!
Para os picolés, cortei um abacaxi pequeno em pedaços e bati com um pedacinho de gengibre, mais ou menos de 1 centímetro, adocei com estévia e coloquei nas forminhas. Não é preciso por liquido, só se for pra começar a bater.
O abacaxi com o gengibre fica muito refrescante. Ideal para depois de uma refeição mais pesada, pois ajuda na digestão, ou só pra se deliciar mesmo num dia de calor!
Picolé de abacaxi com gengibre
Ingredientes:
- 1 abacaxi pequeno e maduro cortado em pedaços
- 1 pedacinho de gengibre fresco (1cm)
- adoçante à gosto
- Bata tudo no liquidificador , coloque nas forminhas e leve ao congelador.
Fonte: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/16281-gengibre
O chá de hibisco por si só já é muito bom! Seja quente para os dias frios ou gelado para os dias de calor. Uma limonada com hibisco fica súper diferente e refrescante. Basta fazer o chá de hibisco, esperar esfriar, espremer limões e adoçar a gosto.
A parte da planta usada são as flores secas. É com as flores que se faz o chá.
Originária da África tropical, da família das Malváceas, mas se estendeu pela América Central.
Entre as propriedades do chá de hibisco está a redução da pressão arterial, baixa o colesterol, protege o fígado, tem ação anti-inflamatória e antibacteriana, diminui a dor de cólica menstrual, melhora a digestão, auxilia na perda de peso, entre outras propriedades.
Para os picolés usei o hibisco em pó. Achei melhor, pois não é preciso fazer o chá antes, pode usar direto e assim o picolé não fica uma pedra de gelo.
Usei 1 xicara de morangos bem maduros, lavados e cortados em pedaços, 1/3 de xicara de leite de aveia sem glúten. Se preferir pode usar água. Adicionei 1 colher de café de hibisco em pó e adoçante estévia. Não vou citar a quantidade de adoçante, coloque de acordo com o seu gosto. Vá colocando aos poucos e provando.
Caso você não encontre hibisco em pó, faça um chá e depois bata no liquidificador com os morangos.
O hibisco combinou muito com o morango, acentuou mais a cor e deixou um leve azedinho. Também ficou muito refrescante.
Picolé de morango com hibísco
Ingredientes:
- 1 xic de chá de morangos maduros
- 1/3 de xic de chá de leite de aveia sem glúten ou àgua
- 1 colher de café de hibisco em pó.
- Adoçante à gosto.
- Bata tudo no liquidificador, coloque nas forminhas e leve ao congelador.
Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/cha-de-hibisco-para-que-serve-beneficios-como-tomar-e-propriedades/
