
Quando eu era criança eu adorava pão de mel. Era muito seco e com uma cobertura de chocolate meio esbranquiçado. Mas mesmo assim eu gostava!
Hoje tem pão de mel para todos os gostos: massa mais molhadinha, tipo bolo, com ou sem recheio, com cobertura, lowcarb, fitness…
Mas você sabe a origem do pão de mel?
Existem duas versões: A primeira é que o pão de mel surgiu na Rússia, e era chamado Pryaniki. Na época, o doce era feito com farinha de trigo, mel (principal ingrediente e presente em boa parte da receita) e um pouco de suco de frutas. Mais tarde a receita foi sendo aperfeiçoada e outros ingredientes foram adicionados, como por exemplo, as especiarias.
A outra versão, é que o doce é tradicional da Europa e feito à base de mel com outros ingredientes como farinha de trigo, chocolate, manteiga, especiarias, além de ovos. Depois de prontos, são banhados em chocolate.
De toda maneira é um doce que agrada muita gente.
Nesta receita, eu adaptei para ser sem glúten, sem leite e sem ovos. E ficou maravilhosa! Minha filha sempre pede!
Para ser livre de glúten, substituí a farinha de trigo por farinha de arroz, amido de milho e farinha de coco. A farinha de coco é rica em fibras, isso ajuda a levantar a massa na hora de assar.
Até já encontrei receitas sem glúten e leite, mas sem ovos ainda não! Para substituir os ovos, usei farinha de linhaça dissolvida em água. Essa misturinha se transforma numa pastinha grudenta que dá liga à massa.
Usei açúcar demerara, mas bem pouco, porque também vai mel. A massa não fica doce demais.
Usei chocolate em pó e cacau em pó. Mas porque não só chocolate em pó ou só cacau? Só com chocolate em pó ficaria mais doce, só com cacau, muito forte. Então meio a meio ficou equilibrado.
O leite de coco ajuda a massa não ficar seca. E o leite de aveia sem glúten (clique aqui:https://alergiazero.blog/2019/01/26/leite-de-aveia-sem-gluten/ )é pra deixar a massa mais leve, pois toda receita com farinha de arroz e amido de milho, tende a ficar mais seca, é preciso deixar a massa mais liquida adicionando um liquido à ela.
As especiarias, mesmo em pequena quantidade são essenciais para dar o sabor característico do pão de mel. Além da canela em pó e do cravo em pó, usei também noz moscada ralada.
Depois de assar e cortar, é hora de banhar no chocolate. Fiz um blend de dois chocolates: 200g de chocolate 53% cacau e 100g de chocolate 75% cacau.
Pode usar só o 53% cacau? Pode! Vai do gosto de cada um. Use o que mais te agrada. Eu misturei porque acho muito doce só o 53%. E para o paladar de uma criança, só o 75% ficaria mais amarguinho. Misturando os dois, ficou perfeito!
Já falei antes que não costumo temperar o chocolate para fazer as coberturas nas minhas receitas. Sempre achei meio trabalhoso! Mas dessa vez resolvi tentar.

Para atingir a temperatura certa, você vai precisar de um termômetro culinário, mas calma, um termômetro não é coisa de outro mundo, custa pouco e vale a pena você ter um.
Eu não tenho panelinha de derreter chocolate em banho maria, mas improvisei uma tigela dentro de uma panela e deu certo. Só cuidado pra não deixar cair água no chocolate para não desandar. Deixe em fogo baixo.
Fique mexendo o chocolate com uma espátula até derreter, coloque o termômetro e continue mexendo até chegar na temperatura certa. Cada tipo de chocolate pede uma. Quando atingir a temperatura, retire a tigela da água quente e continue mexendo para esfriar. neste momento você pode usar outra tigela com água fria para por a tigela de tigela de chocolate em cima, isso vai acelerar o processo. Quando atingir a temperatura de esfriamento, volte a tigela para a agua quente e mexa até aquecer novamente. Essa parte é mais rápida.
Como usei chocolate 53 e 75%, a temperatura de derreter é de 45/50ºC, pra esfriar em torno de 26/27ºC e pra reaquecer 31/32ºC. Tem que reaquecer? Sim! Eu também não sabia!
Outro modo de derreter o chocolate é colocar de 20 segundos em 20 segundos no microondas e ir mexendo e checando a temperatura. Outro modo de esfriar o chocolate é derramar em cima do mármore, mas eu não gosto da bagunça.
Mas enfim… fiquei surpresa com o resultado! Vale muito a pena temperar o chocolate! Já no momento em que estava banhando o pão de mel, os primeiros já iam endurecendo. Ficaram firmes em temperatura ambiente!
Essa receita rendeu 24 unidades! A cobertura deu pra cobrir 12. Os outros 12 congelei pra fazer em outro dia.
Fiz redondos porque gosto mais assim! Você deve estar pensando que teve perdas na hora de cortar…Não, porque eu assei em forminhas de bom bocado, e depois de frios, cortei cada bolinho em dois discos.
Mas você pode fazer quadradinhos também. É só assar em assadeira retangular e depois cortar com um cortador quadrado ou com a faca mesmo. E se você quiser, tem forminhas de pão de mel pra comprar… Eu pretendo comprar, pois faço sempre essa receita.
Como disse, ficou muito bom em temperatura ambiente, mas eu ainda prefiro armazenar na geladeira, porque fica uma casquinha de chocolate que quebra na boca!
Eu não quis fazer recheado, acho que fica exageradamente doce. Mas se alguém gostar e quiser fazer, é só fazer uma ganache de chocolate ( chocolate derretido e leite vegetal) e fazer a massa numa assadeira maior, pra ficar mais fina. Passa o recheio em uma parte, cobre com a outra e corta em pedaços, então é só banhar no chocolate.
Até as professoras preferidas ganharam um! Embrulhei em guardanapos de papel decorados e amarrei com um cordão dourado. Ficaram lindos!
Acho que os outros 12 que congelei vão ficar para a Páscoa! Pão de mel súper combina com Páscoa! Você não acha?
Receita
Ingredientes:
- 40g de farinha de coco
- 55g de farinha de arroz
- 45g de amido de milho sem glúten
- 65g de açúcar demerara
- 40g de chocolate em pó
- 25g de cacau em pó
- 10g farinha de linhaça dourada
- 100g de mel
- 200ml de leite de aveia sem glúten ou água
- 200 ml de leite de coco tradicional
- 15g de fermento em pó
- 1 colher de café de canela em pó
- 1 colher de café de cravo em pó
- 1/2 colher de café de noz moscada ralada
- 200g de chocolate 53% picado (para a cobertura)
- 100g de chocolate 75% picado ou em pastilhas (para a cobertura)
Modo de preparar:
- Comece deixando a farinha de linhaça de molho em 3 colheres de sopa de água
- Pré aqueça o forno à 220ºC.
- Unte e enfarinhe 12 forminhas de bom bocado ou de cupcake. Ou duas assadeiras retangulares tamanho 20/30cm. Ou ainda 24 forminhas próprias para pão de mel.
- Misture todos os ingredientes secos.
- Adicione o leite de coco, o leite de aveia e a mistura de farinha de linhaça.
- Distribua a massa nas forminhas ou nas assadeiras e leve para assar por 30 minutos. Espete um palito, se sair seco, está pronto.
- Deixe esfriar e corte cada bolinho pela metade, formando dois discos. Ou se assou na assadeira retangular, corte em pequenos quadrados. Ou se usou forminhas de pão de mel, desenforme.
- Derreta e tempere o chocolate.
- Banhe cada pedaço do bolo com a ajuda de um garfo e coloque num recipiente coberto com papel manteiga, para não grudar.
- Deixe no freezer por 2 minutos.
- Desgrude do papel, embale em filme plástico e guarde em um recipiente tampado.
Rende 24 pães de mel.
