
Eu não sou muito de comer geléia…Muito menos de comprar! As geléias industrializadas são cheias de açúcar e muita pectina adicionada, mais parecem marmeladas de chuchu.
Então se for pra comer, faça a sua! É bem fácil, não tem nada de complicado! Você vai ter uma geléia de muita qualidade e muito mais barata que a comprada.
Cresci vendo minha mãe fazer geléia com frutas que tínha-mos no nosso quintal. Ora era de morangos, ora de pêssegos, ou de laranja, ou amora, jabuticabas… O que a época provesse virava geléia!
E assim peguei gosto por fazer geléia. Além de ter sempre um vidro na despensa, pra preparar qualquer receita ou mesmo passar num bolo ( fica muito bom) eu tenho a melhor geléia!
A minha receita é assim:
1.400g de morangos lavados e cortados
400g de açúcar ( geralmente eu uso 1/3 do peso dos morangos… depende se estão bem maduros)
1/2 maçã sem casca ralada
Suco de meio limão
Coloque os morangos, a maçã ralada e o açúcar numa panela e leve ao fogo. Mexa um pouco e deixe soltar os sucos. Quando ferver, abaixe o fogo e mexa de vez em quando.
Retire a espuma que vai se formando.
Quando parar de fazer espuma e começar a pegar no fundo da panela, mexa com frequência. Teste a consistência, colocando um pouco da geléia num prato, se ficar macia sem escorrer, está pronta.
Coloque a geléia ainda quente em potes de vidro esterilizados em água quente. Tampe e deixe esfriar.
Rende 4 potes de 300ml
Se fizer pra guardar, leve os vidros para ferver em banho Maria no fogão por 30 minutos. A geléia vai durar bastante tempo.
Eu tenho planos pra usar logo ( cheesecake, biscoitos, sorvete…) então pulei a última etapa.
Aproveite frutas da época! Eu fiz com morangos porque consegui comprar direto do produtor.
Vale muito a pena fazer geléia em casa!
