Gelatina mosaico: A sobremesa que encanta

Essa sobremesa é um clássico da infância de muita gente nos anos 80/90! Não havia festa em que ela não estivesse presente! Suas cores vibrantes chamavam a atenção da criançada à distância!

A gelatina como conhecemos hoje, começou a ser comercializada no final do século XIX. Feita a partir de ossos e cartilagens de animais, principalmente bovinos, é rica em colágeno e carboidratos. Muito versátil, entra no preparo de diversas receitas doces. Se você for vegano, substitua a gelatina por agar agar nas suas preparações, que é feito a partir de algas.

Essa sobremesa chamativa pelo seu colorido também é muito comum no México! Lá, eles usam gelatina de limão e morango, junto com a gelatina branca de leite e assim obtém as cores da bandeira mexicana.

No Brasil, usamos vários sabores de gelatina: morango, uva, limão, abacaxi… pois quanto mais colorida, mais atraente é a sobremesa.

Também é possível fazer as gelatinas com sabor natural, a partir de suco de frutas. Não fica tão bonita, mas definitivamente é mais saudável! Como é uma sobremesa festiva e não será consumida frequentemente, um pouquinho de corante não vai fazer mal, desde que não seja alérgico, é óbvio!

Para fazer a belíssima, é preciso preparar as gelatinas com certa antecedência, pois elas precisam estar firmes para serem cortadas em quadradinhos. Prepare os sabores de gelatina escolhidos com metade da água que pede a receita da caixinha. Se possível, use refratários de tamanhos iguais, para que as gelatinas fiquem na mesma consistência. Duas horas na geladeira é o suficiente para poderem ser cortadas.

Em seguida, prepare a mistura de leites com gelatina incolor, que deve estar fria para não talhar.

Com os ingredientes à mão, corte as gelatinas em cubinhos, mistures as cores e coloque num refratário, numa forma redonda ou mesmo em taças individuais. Despeje a gelatina branca por cima das gelatinas coloridas e leve novamente para gelar. Deixe na geladeira para servir no outro dia, pois assim ficará bem firme! Se fizer na forma redonda, dá pra desenformar e ela vai ficar linda na mesa!

A estrela da festa está pronta!

Ingredientes:

  • 400 ml de leite vegetal (amêndoas, coco ou aveia)
  • 200ml de leite de coco tradicional industrializado
  • 30g de amido de milho (use menos se estiver usando leite de aveia)
  • 70g de açúcar refinado
  • ¼ de colher de café de extrato de baunilha
  • 1 envelope de gelatina incolor sem sabor
  • 4 envelopes de gelatinas de sabores variados (morango, uva, abacaxi e limão) Pode ser diet pra diminuir a porcentagem calórica da sobremesa.

Modo de preparo:

  1. Prepare as gelatinas coloridas em metade de água que é pedida na embalagem. Procure colocar cada uma em um refratário raso, que facilite depois para cortar. Unte os refratários com óleo para soltar fácil.
  • Depois de firmes, corte as gelatinas em quadradinhos e despeje todas em uma forma de buraco untada com óleo. Ou coloque todos os pedacinhos em um refratário grande. Ou ainda em taças individuais. Arrume as gelatinas de forma que fiquem bem coloridas. Reserve.
  • Dissolva o amido em um pouco de leite vegetal, misture bem.
  • Adicione o restante do leite vegetal, o leite de coco e o açúcar.
  • Cozinhe mexendo sempre, até engrossar e ficar no ponto de um mingau. Retire do fogo. Espere esfriar.
  • Hidrate a gelatina sem sabor. Aqueça no micro-ondas por 20 segundos só para dissolver. Espere esfriar.  Adicione ao creme e misture bem.
  • Adicione também o extrato de baunilha e misture.
  • Mexa até esfriar completamente. Isso evitará a formação de película sobre o doce.
  • Despeje o mingau sobre as gelatinas já prontas e cortadas.
  • Leve à geladeira para firmar bem.
  • Desenforme e sirva.

Rende 10 porções

* Obs.: Eu fiz essa receita com leites e amido de milho. Mas ainda é possível fazer como no método tradicional: com leite condensado e creme de leite veganos, é só comprar esses itens em lojas de produtos naturais, hoje em dia tem diversas marcas. Ou você pode fazer os dois em casa, tem receita aqui no blog. É só fazer com antecedência.

Publicado por Noeli Santos

Olá! Sou apaixonada por cozinha e desenvolvo receitas testadas e aprovadas sem ovo, sem gluten e sem leite!

Deixe um comentário