
Vivendo num país tropical, onde a maior parte do ano faz muito calor, a gente tem que abusar das saladas!
Eu gosto muito de saladas e uma proteína, seja carne vermelha, frango ou peixes. Nutricionalmente falando, vegetais e proteína fazem a dupla perfeita!
Essa salada, em especial, ficou riquíssima em nutrientes.
Combinei abacate, pepino, tomatinhos, coentro, azeite, pimenta, lim
Ela pode ser acompanhamento de várias proteínas; como uma carne vermelha, um filé de frango, salmão grelhado, sardinhas! Ou até mesmo de um churrasco!
O abacate é rico em gordura monoinsaturada [boa para o colesterol HDL], fibras e potássio, contém vitaminas C, E e K. Auxilia na redução do colesterol LDL, o chamado colesterol ruim. Melhora a saúde digestiva e contém luteína e zeaxantina, importantes para a saúde visual.
Nota: Embora extremamente saudáveis, estes alimentos são altos em calorias e gorduras. O consumo deve ser equilibrado dentro de uma dieta total de calorias.
E além da riqueza do abacate, temos os tomatinhos, ricos em vitaminas A, C, K, licopeno e potássio. Destacam-se pelo alto poder antioxidante, que combate radicais livres, protege contra doenças cardiovasculares, melhora a saúde da pele e auxilia na saciedade para perda de peso.
Outro alimento baixo em calorias é o pepino. Aproveitei e coloquei bastante pra fazer volume na salada. O pepino é um vegetal hidratante, composto por cerca de 96% de água e rico em vitaminas C, K, complexo B, magnésio, potássio, fósforo e antioxidantes como a fisetina, que beneficiam a saúde cerebral, cardiovascular e o controle da glicemia, promovendo saciedade e auxiliando na digestão.
Pra dar aquele sabor refrescante, coloquei muito coentro, que amo! Se você odeia, use salsa. Mas eu vou te convencer a dar uma chance para o coentro: O coentro é uma erva rica em vitaminas A, C, K e complexo B, ferro, cálcio, potássio, magnésio, fósforo, zinco e antioxidantes, sendo baixo em calorias e benéfico para imunidade, saúde óssea, digestão, coração e pele, protegendo contra radicais livres e inflamação, com propriedades antimicrobianas e ajudando no controle de colesterol e glicose.
E a informação mais espetacular do coentro; ele é um detox de metais pesados, atuando como um quelante natural que se liga a substâncias como mercúrio, alumínio, chumbo e cádmio, facilitando sua excreção, e ajudando a reduzir o estresse oxidativo provocado por essas toxinas, com possíveis benefícios renais. Ou seja, é um ótimo parceiro dos antioxidantes e colabora para a saúde dos rins. Importante! Sempre compre coentro orgânico, pois o coentro é considerado uma planta capaz de remover metais pesados de águas e solos contaminados, agindo como um “bioabsorvente”.
Precisa mais pra você começar a amar o coentro?
Por fim temperei tudo com sal, azeite e suco de limão!
Ficou uma salada substanciosa e refrescante ao mesmo tempo. Ideal para dias quentes!
Faz e me conta o que achou!
Ingredientes:
- 1 abacate nacional maduro, mas firme
- 2 pepinos Japonês
- 100g de tomatinhos
- 1 cebola roxa
- meio maço de coentro
- 1 limão Taiti
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 pimenta Dedo de moça (opcional)
- sal a gosto
Modo de preparo:
Todos os ingredientes devem estar higienizados!
- Comece cortando a cebola ao meio e depois em fatias finas. Deixe de molho em água gelada com 1 colher de sopa de açúcar. Esse processo deixa a cebola menos ardida e mais crocante.
- Enquanto isso, descasque e corte o abacate em cubos pequenos. Reserve.
- Descasque e corte o pepino ao meio e depois ao meio de novo no sentido do comprimento. Com uma colher de chá, remova as sementes. esse processo evita que a sua salada fique aguada. Corte em fatias não muito finas. Reserve.
- Corte os tomatinhos ao meio. Reserve.
- Corte a pimenta Dedo de moça ao meio. Retire as sementes e corte em fatias bem finas. Reserve.
- Pique o coentro grosseiramente. Reserve.
- Enxague e escorra a cebola.
- Adicione todos os ingredientes numa bela saladeira.
- Tempere com o suco de limão, azeite e sal.
- Sirva imediatamente com a sua proteína.
Rende 3 a 4 generosas porções.
