
Imagine poder comer uma massinha muito leve, sem ovo, sem glúten e sem leite!
Essa massa de panqueca salva aquele dia que você não sabe o que fazer para o jantar…Mas também não quer fazer um macarrão, porque pesa no estômago à noite!
E é muito prática de fazer. Você só precisa ter farinha de grão de bico e psyllium em casa. O recheio fica à sua escolha… Carne moída refogadinha, como eu fiz…Frango cozido, desfiado e temperado… Ou peito de perú e queijo se assim desejar. Há diversas opções de queijo vegetal para aqueles que são APVL.
Eu gosto mais de carne! Apesar de não ser totalmente lowcarb, a farinha de grão de bico tem carboidratos saudáveis.
Com sabor suave e textura fina, a farinha de grão de bico é uma excelente alternativa à farinha de trigo em diversas receitas.
É rica em proteínas, fibras, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, vitaminas do complexo B, principalmente B6 e antioxidantes. Possui menor teor de carboidratos e índice glicêmico mais baixo em comparação à farinha de trigo. É livre de colesterol e possui baixo teor de gorduras saturadas.
Po ser rica em proteínas, contribui para a saciedade e o desenvolvimento muscular. As fibras auxiliam no bom funcionamento intestinal e no controle do colesterol.
E por apresentar baixo índice glicêmico ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.
E o psyllium? O que dizer dessa preciosidade da natureza?
O psyllium é uma fibra solúvel extraída da planta Plantago ovata, originária da Índia. Você já deve ter visto nos campos, mas não conhecia a planta… Eu já vi!
Ele é muito utilizado como suplemento alimentar por conta de sua capacidade de absorver água e formar um gel viscoso no trato digestivo. Essa propriedade faz dele um excelente aliado para regular a atividade intestinal e o controle do apetite, pois provoca saciedade, contribuindo para a perda de peso.
Ele ainda ajuda a regular a glicose no sangue, pois reduz a absorção de carboidratos e a moderar os picos de glicose, sendo um aliado para pessoas com diabetes ou aquelas que buscam manter uma glicemia equilibrada.
Depois de enaltecer as qualidades nutricionais desses dois ingredientes fantásticos, vamos à receita!
O molho também fica à sua escolha. Eu prefiro um molho de tomates caseiro, mas você pode variar, fazendo um molho branco à base de leite vegetal, farinha de arroz e levedura nutricional, também conhecida por Nutritional Yeast. Com um sabor que lembra o queijo, ela vai dar um sabor ao seu molho branco. É encontrada em pó ou em flocos, em farmácias ou lojas de produtos naturais. E fica em paz, a levedura nutricional é um produto obtido a partir da fermentação da glicose da cana-de-açúcar ou do melaço da beterraba com a levedura Saccharomyces cerevisiae, portanto é livre de glúten.
E o queijo parmesão pra ralar em cima?
Bom, eu ainda não encontrei uma opção vegetal nos mercados. Mas dá pra usar queijo tipo mussarela feita com ingredientes de origem vegetal. E o sabor é muito parecido com um queijo tradicional. E gratina bem! O truque é levar o prato ao forno coberto com papel alumínio e depois de derretido o queijo, remover o papel alumínio e voltar mais um pouquinho ao forno. Eu só deixo esquentar bem. E já fica ótimo.
E a folhinha de manjericão pra finalizar! Além de fazer bonito pra foto, dá aquele sabor de comida italiana, sabe? Tipo confort food? Esse é o sabor desse prato! Definitivamente!
Então vamos aprender a fazer as panquecas!
Primeiramente deixe a farinha de grão de bico e o psyllium de molho em água por uns 30 minutos pelo menos. Para cada 1 xícara de chá de farinha, use 2 1/2 xícaras de chá de água e 1 colher de chá de psyllium. Misture bem e reserve.
Eu adoro os produtos da @giroilalimentos, pois eles vem em embalagens à vácuo, muito seguras, sem risco de contaminação.
Você também pode comprar pela Zona Cerealista. Mas compre só os produtos embalados à vácuo.
Enquanto a sua massa descansa, aproveite para preparar o molho ou o recheio… Eu deixo o meu molho descongelando e o recheio já está pronto do dia anterior.
Dica preciosa: Se for fazer o recheio com carne moída, adicione 1 colher de chá de farinha de arroz no fim do refogado para deixar a carne mais “grudentinha”, assim ela não cai fora da panqueca na hora de montar. Eu também gosto de ralar um pouquinho de noz moscada na carne moída. Isso faz uma diferença no sabor que você nem imagina. Um pouquinho de molho de soja se você não for alérgico… Eu adoro! Uso pra temperar todo tipo de carne! E uma salsinha picada bem fina e adicionada só depois que a carne esfriou. Ela vai continuar verdinha e com muito sabor. Dessa vez eu esqueci, olha lá a foto! Mas eu sempre uso! Sério!
Depois de passado um tempo, mexa bem a massa liquida. Você vai perceber que ela está mais grossa. É o psyllium agindo. Se a gente não coloca o psyllium, a massa quebra na hora de enrolar.
A consistência da massa deve ser bem parecida com a massa tradicional de panquecas salgadas, como um mingau. Ela deve escorrer devagar pela frigideira. Adicione mais um pouquinho de água se for necessário.
A frigideira é daquelas rasas antiaderentes. Mesmo assim você vai precisar untar com óleo ou azeite a cada vez que adicionar a massa.
O fogo deve ser de médio para baixo.
Quando a frigideira estiver quente, derrame um tanto da massa, girando a frigideira para a massa cobrir toda ela sem ficar grossa demais. Se não acertar de primeira, use uma concha como medida. Aguarde até que a massa asse e comece a soltar as bordas. Com uma espátula solte toda a panqueca da frigideira e vire-a. Não precisa deixar muito, só pra secar o lado de cima. Retire e coloque num prato.
Siga fazendo isso até acabar a massa. Deve render umas 6 a 8 panquecas. Quanto mais finas, mais rende.
Depois de frias, coloque o recheio, enrole-as, coloque-as lado a lado numa travessa e cubra com o seu molho escolhido.
O queijo por cima é opcional.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 20 minutos.
Está pronto! Um jantar à italiana sem glúten e sem ovo!
Buon appetito!
Ingredientes:
- 200g ou 1xíc. de chá de farinha de grão de bico
- 2 1/2 xíc. de chá de água
- 1 colher de chá de psyllium
- recheio e molho da sua preferência
Modo de preparo:
- Deixe a farinha e o psyllium hidratando na água por pelo menos 30 minutos. Mexa bem.
- A mistura deve ter a consistência de um mingau nem ralo nem grosso demais.
- Aqueça uma frigideira rasa em fogo médio. Depois abaixe o fogo.
- Unte a frigideira com azeite antes de derramar a massa.
- Derrame a massa na frigideira ou retire porções com uma concha pequena
- Enquanto derrama a massa gire a frigideira, para que a massa escorra por toda a superfície.
- Deixe a massa assar até quase soltar as bordas.
- Com o auxilio de uma espátula comece a levantar as bordas até que seja possível desgrudar toda a massa.
- Vire a panqueca e asse do outro lado. Mas aqui é rápido. Só pra secar o outro lado.
- Repita a operação até finalizar a massa.
- Coloque o seu recheio escolhido. Cubra com o molho de sua preferência. Se desejar, coloque queijo vegetal ralado sobre as panquecas .
- Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 20 minutos à 180ºC.
- Retire do forno. Remova o papel alumínio e sirva.
Rende 4 porções: 2 panquecas por pessoa, se a sua massa não ficar muito grossa.
