Brigadeiro vegano e sem glúten

Brigadeiro! Não há festa sem ele!

E brigadeiro feito em casa com um bom chocolate, um bom leite condensado, um granulado macio, e às vezes até um pouquinho alcoólico, sem ficar doce de doer… É bom demais!

A história de sucesso desse docinho tão amado pelos brasileiros começou no Rio de Janeiro em 1945, durante uma das eleições presidenciais, e um dos candidatos era o brigadeiro Eduardo Gomes. Muito carismático, ganhou a atenção dos eleitores. Para homenageá-lo, uma das senhoras que fazia parte do comitê que apoiava o brigadeiro, e era doceira de mão cheia, levou para o chá da tarde, um docinho feito de leite condensado, chocolate e ovos. A doceira, dona Heloísa Nabuco de Oliveira batizou a invenção de brigadeiro em homenagem ao candidato.

O brigadeiro Eduardo não venceu as eleições, mas o brigadeiro doce, ganhou os corações brasileiros e fez história.

Um brigadeiro pra ficar divino precisa de um bom chocolate, seja em pó ou em barra, e sempre a partir de 50% de cacau, pois a doçura fica por conta do leite condensado.

Ainda é possível acrescentar vários sabores ao brigadeiro… café solúvel, cognac, licores, raspas de laranja… Já está imaginando a festa de sabores na sua boca?

Para fazer brigadeiro vegano, existe no mercado algumas opções de leite condensado vegetal: de soja, de côco, de amêndoas… Eu ainda não testei este último, acredito que deve ficar muito bom. Já os de soja e côco deixam um gostinho residual. Recentemente a Nestlé lançou um feito de leite de arroz. Eu ainda não testei, mas quem usou disse que brigadeiro só dá pra fazer no copinho, pois ele não firma pra enrolar.

Então eu prefiro fazer o meu leite condensado de aveia, que não deixa gosto nenhum e engrossa bem, sendo possível fazer as bolinhas. Faça previamente e deixe na geladeira até o dia de usar. O meu ficou 3 dias num vidro com tampa, sem alterar em nada a sua textura ou sabor.

Veja aqui como fazer: ( https://alergiazero.blog/2022/08/24/leite-condensado-de-aveia/ )

No dia de fazer o brigadeiro só levei os ingredientes ao fogo e terminei de cozinhar.

Pode parecer estranho falar em leite condensado de aveia, mas este é um dos melhores substitutos para o tradicional leite condensado. E não fica com  gosto estranho… Aliás fica muito bom!

E com esse leite condensado você pode fazer vários outros docinho s de festa: beijinho (acrescente côco ralado), bicho de pé (acrescente gelatina em pó sabor morango e amido de milho), docinho de milho (bata no liqüidificador o leite condensado com milho verde cozido) e por aí vai…

Não sei vocês… Mas o meu preferido é brigadeiro!

Claro que nunca vai ser igual ao brigadeiro tradicional,  assim como maionese vegana não é igual à maionese com ovos, assim como bacon vegano nunca vai ser igual ao bacon real.

Mas pra quem não pode ingerir proteína do leite, principalmente crianças… Não tem alegria maior do que poder comer um brigadeiro delicioso como esse!

Se for fazer para crianças use um chocolate vegano 50% cacau, que é mais docinho. Mas se você gosta de chocolate 70%, aí seu brigadeiro vai ficar espetacular! Você encontra chocolate sem leite e sem glúten em lojas virtuais. É só digitar no Google e vai aparecer várias.

Pra finalizar use também um  granulado de qualidade e sem glúten é claro. Tem granulado que é mais macio e com mais teor de cacau. Vale a pena usar ingredientes de qualidade. O seu brigadeiro vai ficar tão bom quanto o tradicional!

Ah…Nesse brigadeiro não vai manteiga, pois o chocolate de derreter já tem uma parte de gordura: a manteiga de cacau. Então o seu brigadeiro vai ficar bem macio!

A massa tem que estar bem gelada pra fazer as bolinhas, então deixe na geladeira por umas 3 horas ou faça no dia anterior pra enrolar no dia seguinte. Depois volte à geladeira. Se não quiser fazer as bolinhas, pode por em copinhos, só cozinhe menos o brigadeiro.

Você também pode usar esse brigadeiro para rechear bolos!

E aí? Ficou com vontade?

Ingredientes para o brigadeiro:

  • 200g de leite condensado de aveia
  • 150g de chocolate picado 50% ou 70% cacau (Vegano e sem glúten)
  • 25g de chocolate em pó (50% cacau ou mais)
  • 100g de granulado de chocolate

Modo de preparo:

  1. Coloque o leite condensado e o chocolate picado numa panela e leve ao fogo. Abaixe a chama do fogo.
  2. Mexa com uma colher até derreter o chocolate.
  3. Adicione o chocolate em pó e continue mexendo até começar a desgrudar do fundo da panela.
  4. Despeje o brigadeiro quente numa travessa e espere esfriar. depois leve à geladeira coberto com filme plástico.
  5. Depois de 3 horas, está pronto para enrolar.
  6. Unte as mãos com margarina ou óleo de côco e faça bolinhas do tamanho desejado.
  7. Passe no granulado e coloque nas forminhas de papel.
  8. Volte à geladeira até a hora de servir. *

* O brigadeiro de aveia deve ser mantido na geladeira para não amolecer.

Rende aproximadamente 16 brigadeiros, dependendo do tamanho das bolinhas.

Publicado por Noeli Santos

Olá! Sou apaixonada por cozinha e desenvolvo receitas testadas e aprovadas sem ovo, sem gluten e sem leite!

2 comentários em “Brigadeiro vegano e sem glúten

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: